Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Combateu diferenças

Associações londrinenses emitem notas de pesar pelo falecimento de Dom Albano

Redação Bonde com assessoria de imprensa
01 fev 2017 às 15:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Associações, entidades e universidades emitiram notas de pesar pelo falecimento do arcebispo emérito de Londrina, Dom Albano Bortoletto Cavalin, ocorrido no início da tarde desta quarta-feira (1º), no Hospital Evangélico de Londrina.

Por iniciativa do vereador Prof. Rony Aves, foi protocolado, na Câmara Municipal de Londrina, voto de pesar pelo falecimento de Dom Albano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Dom Albano foi um homem que sempre combateu as diferenças religiosas, tanto é que manteve bom relacionamento com o Conselho de Pastores, membros da comunidade muçulmana, bem como de outras denominações. Além disso, ele participou de momentos importantes da história da cidade. Trata-se de uma perda irreparável para Londrina", ressaltou o vereador Rony Alves.

Leia mais:

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Operação Black Friday

Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Veja a programação completa!

"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina


A Câmara de Londrina, por meio do presidente Mario Takahashi (PV), também lamentou a morte de Dom Albano, que em 12 de março de 2003 recebeu na Câmara o Título de Cidadão Honorário de Londrina, conferido por meio da lei municipal 7.772/1999.

Publicidade


"Londrina perde uma liderança espiritual importante, mas a trajetória de dom Albano será sempre lembrada porque deixa marcas de serenidade e fé na defesa de valores cristãos pelas famílias e da importância da tolerância religiosa", disse Takahashi.


"Tive a honra de conviver com o Arcebispo Emérito de Londrina em momentos importantes da nossa cidade. Aprendi muito com sua calma, sua tenacidade e sua capacidade de agregar as pessoas em causas justas e pelo bem da comunidade", afirmou o deputado estadual Tercilio Turini.

Publicidade


O deputado cita a Movimento pela Moralidade, nos anos 2000, quando a igreja católica sob a liderança de Dom Albano teve papel fundamental na mobilização da sociedade organizada em apoio às investigações do Ministério Público de desvios de recursos públicos na Prefeitura de Londrina. "A presença de Dom Albano fortaleceu e ampliou a representatividade do movimento", relembrou.


Outra ação de grande benefício para o futuro de Londrina, disse Turini, foi o trabalho de Dom Albano na instalação da Pontifícia Universidade Católica (PUC) na cidade. "Como presidente da Câmara Municipal na época, acompanhei de perto a dedicação do Arcebispo Emérito para garantir o campus da PUC e aumentar a oferta de cursos superiores aos nossos jovens. O empenho pessoal de Dom Albano foi determinante", contou.

Publicidade


"É um momento de muita tristeza para Londrina, que sentirá muita falta da companhia de Dom Albano. O que nos conforta é o legado de uma pessoa que exteriorizava uma paz sem limites, mas também uma força de aglutinação e inteligência inigualáveis", ressaltou.


"Uma perda irreparável de um líder religioso que se tornou referência em todo o país por seu histórico e suas ações. Sou católico praticante e estou muito triste", afirmou o deputado estadual Cobra Repórter.

Publicidade


A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) expressou reconhecimento e gratidão a Dom Albano Bortoleto Cavallin, "o bispo da simplicidade e da comunicação, contador de histórias, pregador, moderno e sempre atento aos sinais dos tempos", conforme nota de pesar.


"Idealizou a expansão da PUCPR para a cidade de Londrina e foi o responsável pela mobilização de toda a comunidade local, incluindo a Igreja, a administração pública e a sociedade civil para que fossem criadas as condições necessárias para a implantação do campus. Propagador das autênticas comunidades cristãs, esse feliz apóstolo de Jesus e Doutor Honoris Causa da nossa Universidade foi, sem dúvida, um exemplar itinerário humano e espiritual para iluminar a vida de todos nós. Que agora brilhe na presença de Jesus Mestre", completou a nota.

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) também emitiu nota de pesar: "A Acil recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento do nosso eterno arcebispo, Dom Albano Cavallin, homem que honrou como poucos os valores fundamentais do cristianismo. Com ele, aprendemos que o carisma, a boa fé e o conhecimento encurtam a distância que muitas vezes nos separa da tolerância e do diálogo. Que seu legado nos inspire em cada uma das nossas ações e que nossa gratidão nos mova para construirmos uma comunidade mais fraterna. Solidariedade aos amigos, familiares e a cada integrante do seu fiel rebanho. Por certo, Deus proverá conforto e força para seguirmos adiante!".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo