A vida por detrás de uma escola é cercada por muito mais do que um muro. É cercada de produtividade, de atividades interdisciplinares e práticas que estimulam a saúde e o bem-estar coletivo.
Da entrada principal às diferentes salas de aula, as portas para o conhecimento são muitas e, graças à dedicação de um corpo docente comprometido com a formação de cidadãos, a rede municipal de ensino em Londrina renova-se diariamente.
Em dia com temas que integram a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as escolas surpreendem também com a criação de projetos desenvolvidos em consonância com os TCTs (Temas Contemporâneos Transversais) - uma forma de abordar questões relevantes e atuais que afetam a vida das pessoas em diferentes escalas.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Esses temas são trabalhados de forma integrada às diversas áreas do conhecimento, promovendo uma educação mais completa e significativa. Vida Familiar e Social, Educação Ambiental, Educação para o Consumo, Diversidade Cultural, Relações Étnico-Raciais e Pluralidade Cultural são alguns deles.
Nesta edição do Folha Cidadania, dois projetos são destacados: o da E.M Senador Gaspar Veloso, localizado no Conjunto Sebastião de Melo, região norte, com o projeto sobre o folclore nacional e diversidade cultural do Brasil, apresentado recentemente durante a Festa da Primavera.
Ao todo, 410 estudantes, do P4 ao 5º ano, integraram as ações, além de familiares e a presença de toda a comunidade que prestigiou o evento.
O projeto do CMEI Irmã Nívea Maria, no Residencial Vista Bela, também na região norte, por sua vez, enaltece o meio ambiente e a valorização das áreas verdes dentro da escola.
O trabalho que já está em desenvolvimento desde o pós-pandemia, 'Descobertas do Nosso Quintal', conquistou o primeiro lugar Modalidade Infantil, durante 20ª Londrina Matsuri – Festival da Primavera e 8ª Feira de Parque de Exposições Ney Braga.
BRASIL, UM PAÍS DIVERSO
Estudar as cinco regiões do Brasil é conhecer as riquezas de um País vasto - geográfica e culturalmente tratando. Os sotaques, as danças, os sabores e o valor da cultura de cada região despertam a curiosidade e promovem o conhecimento sobre a colonização, clima, economia local, hábitos - assim como o respeito às diferenças.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: