A alienação das duas fazendas do auditor fiscal Luiz Antônio de Souza seria apenas o primeiro passo para o ressarcimento dos cofres do Estado. De acordo com o advogado do acusado, Eduardo Duarte Ferreira, Souza teria se comprometido a devolver bem mais do que R$ 20 milhões - valor estimado das duas fazendas - ao poder público por meio do firmamento de um acordo de delação premiada com o Ministério Público (MP). "O interesse dele é de que sejam cumpridos os termos da delação o mais rápido possível", destacou Ferreira em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira (1.º).
Questionado sobre quanto o auditor teria se comprometido a devolver, o advogado alegou não poder divulgar a informação. "Os detalhes do termo só serão abertos posteriormente", limitou-se a dizer.
Vale lembrar que o auditor é suspeito de integrar uma rede de exploração sexual de adolescentes e o esquema de cobrança de propina descoberto dentro da Receita Estadual em Londrina. Souza passou as últimas semanas sendo ouvido pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Vários fatos novos foram revelados pelo suspeito, entre eles o de que a campanha à reeleição do governador Beto Richa (PSDB) teria recebido cerca de R$ 2 milhões do esquema criminoso da Receita.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Ferreira disse que, pelo menos por enquanto, Souza não irá prestar novos depoimentos ao MP. Ele revelou, ainda, que a irmã do suspeito, Rosângela Semprebom, também fechou um termo de delação premiada com os promotores. Assim como o irmão, a auditora teria participado do esquema de cobrança de propina na Receita.
Os dois e outras 60 pessoas, entre auditores, empresários e contadores, já foram denunciados criminalmente, por meio da Operação Publicano, pela participação no esquema.