A prefeitura pretende instalar parquímetros na Avenida Bandeirantes, região central de Londrina. Os aparelhos devem ser colocados até novembro, período em que a cobrança será iniciada, em substituição dos talonários da zona azul.
Os parquímetros já estão em funcionamento ao redor do centro cívico. Os equipamentos são mantidos pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), órgão que coordena a Zona Azul.
Como funciona
O motorista deve adquirir um bótom eletrônico junto a um dos orientadores da Zona Azul. Por meio do bótom, é possível inserir créditos, de qualquer valor, conforme a necessidade do usuário. Os créditos ficam armazenados e são descontados conforme o tempo de uso nos estacionamentos. Para as motocicletas, o aparelho é da cor vermelha. Já os veículos, o motorista deve carregar seus créditos no parquímetro azul.
Leia mais:
Com atraso, obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Ao estacionar o veículo, o parquímetro registra o horário de início da contagem. Ao final, o registro de saída contabiliza o tempo total de estada, calculando o preço pelo uso da vaga. A grande vantagem é que a contabilização é feita por minuto utilizado. O valor é de R$ 0,02 por minuto.