Nesta quinta-feira (14) cerca de 190 mil moradores de Londrina e Cambé tiveram o abastecimento de água interrompido por um motivo nada comum: o excesso de algas na estação de captação da Sanepar no Rio Tibagi, o principal manancial de abastecimento da cidade, que responde com 54% da água consumida na região metropolitana de Londrina.
A consequência imediata foi a redução em 50% da capacidade da estação de tratamento de água. Os filtros, que precisam ser lavados a cada 50 horas, passaram a ser limpos de duas em duas horas. Por isso, foi necessária a implantação de um rodízio entre os bairros. Um dos fatores que contribuíram com o aumento da quantidade de algas foi a falta de chuva. Segundo a Sanepar, a atual estiagem é a pior dos últimos 42 anos.
De acordo com o gerente metropolitano da empresa, Sérgio Bahls, outro fator que teria provocado o aumento das algas é o provável descarte de de grande porte de ração feito por algum pesque-e-pague da região, já que este tipo de alga se alimenta de ração de peixe.
Leia mais:
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina
Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região
A Sanepar informa que a Estação de Tratamento de Água do Tibagi voltou a operar com praticamente 100% de sua capacidade máxima no início da noite de quinta-feira. Mas, mesmo com a situação controlada, a expectativa é que os níveis de reservação não se recuperem por completo durante a madrugada desta sexta-feira (15).
Em função do alto consumo previsto para as sextas-feiras, a empresa realizará manobras que desabastecerão cerca de 100 mil habitantes das regiões norte de Londrina e central de Cambé.
A Sanepar solicita a colaboração de todos para a necessidade de se fazer o uso racional da água, evitando o desperdício, para que a normalidade do abastecimento possa ocorrer o mais rápido possível.
Outras informações podem ser obtidas junto à Sanepar pelo telefone 115.
BAIRROS DESABASTECIDOS NESTA SEXTA-FEIRA (15)
REGIÃO NORTE DE LONDRINA
AMALIA, ARABELA, BARRA GRANDE, BOM RETIRO, CASONI, CASTELO, CHACARAS LINDOIA, ELIZA I E II, EUCALIPTOS, FARID LIBOS, FILIPIN, FORTALEZA, FUJIAMA, GALVÃO, GUARATUBA, IDEAL, INDEPENDENCIA, INDÚSTRIAS LEVES, ITAIPU, IZABEL, JESUALDO GARCIA PESSOA, KAZE, LINDÓIA, LUPERCIO LUPPI, MARÍZIA, MATARAZZO, MATSUNAGA, MILTON GAVETTI, MISTER THOMAS, NACIONAL, NOVO AMPARO, NOVO MUNDO, ORIENTE, PACAEMBU I E II, PARAÍSO, PAULISTA, PORTUGUESA, PQ. DAS AGUIAS, PQ. DAS INDÚSTRIAS LEVES, PROGRESSO, RECREIO, SANTA INES, SANTA LUZIA, SANTA MONICA, SANTA TEREZINHA, SANTI, SÃO GABRIEL, SÃO JOÃO, SÃO JOSE, SÃO PAULO, SINZATO, SOCIAL, SOUZA COELHO, TSUKAMOTO, VANIA, VICENTINI, VILA RICA, WALDEMAR HAUER, YARA
AQUILES STENGHEL, ASSIS, HEIMTAL, JOÃO PAZ, LUIZ DE SÁ, MARIA CECILIA SERRANO DE OLIVEIRA, NOVO HORIZONTE, PRIMAVERA, SEMIRAMIS BARROS BRAGA, VIOLIM
REGIÃO CENTRAL DE CAMBÉ
ATALAIA, ESTADIO MUNICIPAL, HELENA, MORADA DO SOL, OPERÁRIA, PRIMAVERA, S. JOÃO.