O Banco de Leite do Hospital Universitário de Londrina (HU) está precisando urgentemente de doadoras. O banco atende a toda a cidade e não está conseguindo suprir a demanda, já que o município tem três hospitais com o título de amigo da criança, que incentivam o aleitamento, e utilizam leite humano para alimentar as crianças prematuras ou que as mães tenham alguma dificuldade para amamentar.
A coordenadora do banco, Márcia Benevenuto, explicou que qualquer mãe que esteja amamentando, seja saudável e tenha sobra de leite pode doar. A mãe sabe que há sobra quando o bebê dorme após a mamada e está crescendo e engordando e o seio dela continua cheio, pesado ou até mesmo vazando. Márcia disse que as mães que quiserem doar podem ligar para o telefone (43) 3371-2390.
O banco de leite fornece todo o material necessário para a coleta do leite (vidros esterilizados) e informações sobre a forma correta da doadora retirar o leite. "A maioria das nossas doadoras prefere tirar o leite em casa, por isso nós fornecemos os vidros para armazenagem e passamos para recolher o que foi coletado", explicou. As mães que preferirem podem ir até o Banco de Leite para fazer a coleta. O leite coletado pode ficar congelado por 15 dias, depois de pasteurizado pode ficar congelado por até seis meses.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta terça-feira.