A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou, na manhã desta quarta-feira (13), uma operação especial de limpeza no Bosque Marechal Cândido Rondon, na área central de Londrina. A companhia também solicitou apoio da Guarda Municipal (GM) no patrulhamento e fiscalização no bosque, já que o espaço vem sendo alvo de descarte irregular de diversos tipos de lixo, desde restos de construção até colchões velhos. Os responsáveis pelo despejo ainda não foram identificados.
Na semana passada, a GM passou a somar forças com a CMTU no cerco contra os sujões que fazem o despejo ilegal de materiais nas ruas, avenidas e fundos de vale em Londrina. Desde a regulamentação do decreto que viabilizou a parceria, quem está acostumado a fazer isso está sujeito à autuação, com multa que varia de R$ 100 a R$ 3 mil.
Limpeza - Além da lavagem das calçadas para a remoção das fezes dos pombos, está sendo feita a desobstrução das canaletas e dos bueiros, limpeza e recolhimento do lixo, galhos secos, entulhos, pequenas podas, remoção de colchões e utensílios no meio da vegetação, em que os locais são utilizados indevidamente, dentre outras ações. "A varrição e a limpeza das lixeiras é feita corriqueiramente. Porém, iremos intensificar as limpezas pesadas em vários dias da semana, visando melhorar o aspecto e o mau cheiro decorrente das fezes, pela quantidade de pombos no Bosque", explica Mauro Andrade, diretor de Operações interino da CMTU.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Na sexta-feira (15), a CMTU fará a limpeza do fundo de vale da Rua Orlando Vicentini, no Jardim Tropical. A estimativa é que sejam necessários 20 caminhões para retirar toda a quantidade de resíduos irregulares despejados no local.