Os projetos executivos do Bus Rapid Transit (BRT) ainda estão sendo finalizados pela Prefeitura de Londrina, e a formulação das propostas vem acompanhada de algumas modificações. A concepção original do sistema, com a implantação das linhas rápidas de ônibus nos canteiros centrais das avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, deve ser deixada de lado pela atual administração.
A informação foi repassada ao Bonde nesta segunda-feira (10) pelo assessor de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Londrina, Carlos Alberto Geirinhas. Ele procurou a reportagem para revelar a novidade e retificar a informação de que o córrego da avenida Dez de Dezembro será canalizado por conta das obras do BRT. "Isso não vai precisar ser mais feito", garantiu.
Pela nova concepção do sistema, as linhas rápidas de ônibus deverão ser instaladas nas pistas mais próximas aos canteiros centrais das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste. "Vamos otimizar as obras e minimizar os impactos ambientais", destacou Geirinhas, lembrando que o BRT vai precisar ser licenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
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No caso da Leste-Oeste, as linhas rápidas seriam instaladas nas pistas mais à esquerda da avenida - com a extinção da atual faixa exclusiva do transporte coletivo -, e o canteiro central receberia as estações de ônibus e uma ciclovia. "Vamos conseguir aproveitar a estrutura já existente e evitar o corte de árvores", observou o assessor.
Já em relação à Dez de Dezembro, a nova concepção do BRT não prevê a instalação de estações nos 2,1 quilômetros de via que são cortados pelo córrego. "Estudos mostram que o fluxo de passageiros naquele ponto é pequeno e que as estações não seriam necessárias", explicou Geirinhas.
Ele reiterou, entretanto, que a avenida vai receber o sistema, com a construção de estações em outros trechos e a implantação da faixa rápida nas pistas também mais à esquerda da via.
Geirinhas lembrou, por fim, que os projetos executivos do BRT ainda não foram concluídos e que, até a finalização dos trabalhos, as propostas podem ser, novamente, modificadas.
O Bus Rapid Transit é a principal obra da administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Os projetos preveem a construção de duas faixas exclusivas para ônibus entre as regiões norte e sul e leste e oeste. O sistema, que deve começar a sair do papel no próximo ano, depende de verba federal: R$ 125 milhões da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).