Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mudança de planos

BRT não deve ocupar canteiros centrais de avenidas em Londrina

Guilherme Batista - Redação Bonde
10 nov 2014 às 16:34

Compartilhar notícia

- Arquivo/Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os projetos executivos do Bus Rapid Transit (BRT) ainda estão sendo finalizados pela Prefeitura de Londrina, e a formulação das propostas vem acompanhada de algumas modificações. A concepção original do sistema, com a implantação das linhas rápidas de ônibus nos canteiros centrais das avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, deve ser deixada de lado pela atual administração.

A informação foi repassada ao Bonde nesta segunda-feira (10) pelo assessor de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Londrina, Carlos Alberto Geirinhas. Ele procurou a reportagem para revelar a novidade e retificar a informação de que o córrego da avenida Dez de Dezembro será canalizado por conta das obras do BRT. "Isso não vai precisar ser mais feito", garantiu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pela nova concepção do sistema, as linhas rápidas de ônibus deverão ser instaladas nas pistas mais próximas aos canteiros centrais das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste. "Vamos otimizar as obras e minimizar os impactos ambientais", destacou Geirinhas, lembrando que o BRT vai precisar ser licenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Leia mais:

Imagem de destaque
Serão 14 bandas selecionadas

Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina

Imagem de destaque
Devem ser iniciadas às 8h

Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina

Imagem de destaque
Região sul

Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira (12)

Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção


No caso da Leste-Oeste, as linhas rápidas seriam instaladas nas pistas mais à esquerda da avenida - com a extinção da atual faixa exclusiva do transporte coletivo -, e o canteiro central receberia as estações de ônibus e uma ciclovia. "Vamos conseguir aproveitar a estrutura já existente e evitar o corte de árvores", observou o assessor.

Publicidade


Já em relação à Dez de Dezembro, a nova concepção do BRT não prevê a instalação de estações nos 2,1 quilômetros de via que são cortados pelo córrego. "Estudos mostram que o fluxo de passageiros naquele ponto é pequeno e que as estações não seriam necessárias", explicou Geirinhas.


Ele reiterou, entretanto, que a avenida vai receber o sistema, com a construção de estações em outros trechos e a implantação da faixa rápida nas pistas também mais à esquerda da via.

Publicidade


Geirinhas lembrou, por fim, que os projetos executivos do BRT ainda não foram concluídos e que, até a finalização dos trabalhos, as propostas podem ser, novamente, modificadas.


O Bus Rapid Transit é a principal obra da administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Os projetos preveem a construção de duas faixas exclusivas para ônibus entre as regiões norte e sul e leste e oeste. O sistema, que deve começar a sair do papel no próximo ano, depende de verba federal: R$ 125 milhões da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O BRT também prevê 13 grandes obras para a cidade, entre viadutos, trincheiras, elevados e terminais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo