O diretor da Visatec, empresa contratada para fazer a primeira fase da reforma do Calçadão da Avenida Paraná, Faiçal Jannani Júnior, admitiu que houve discrepância de preços no edital de licitação da qual a empresa participou em relação ao mobiliário instalado no trecho entre as Ruas Prefeito Hugo Cabral e Pernambuco.
O Observatório de Gestão Pública de Londrina fez cotação de preço de três itens utilizados na reforma – bancos, grelhas e lixeiras – e apontou suposto faturamento de R$ 54 mil. A prefeitura cancelou a segunda etapa da reforma, que incluiria o trecho entre a Pernambuco e a São Paulo.
Faiçal Jannani disse que "existia sim uma discrepância de valores dos mobiliários", que se deu em decorrência do próprio edital de licitação. "A planilha do edital de licitação exigia, se não me falha a memória, 15% do valor total da obra para o mobiliário. A empresa fez o orçamento e chegou ao seu preço final; realmente, nesta planilha tinha alguns itens do mobiliário que ficaram acima do custo; a partir daí, teve que adaptar seu preço global da obra à planilha", afirmou em entrevista à Rádio Paiquerê AM.
Leia mais:
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Proposta de transferir UPA Sol para Mater Dei 'emperra' e desfecho fica para 2025
Atores voltam ao Calçadão de Londrina para gravar 'Assalto à Brasileira'
"Se a empresa apresentasse o preço fora do cronograma, ou seja, abaixo de 15% para o mobiliário, e acima dos percentuais estimados para os outros itens, a empresa seria desclassificada", defendeu. Segundo Faiçal Jannani, essa "adaptação" ao edital é comum. "Nem sempre as prefeituras tem especialista para elaborar o edital".
No entanto, ele minimizou a diferença nos três itens. "Não vendemos bancos, lixeiras ou grelhas; vendemos a obra toda e, quando o preço é global, o que importa é o valor global", finalizou.
A prefeitura nega superfaturamento na primeira fase da reforma do Calçadão, que custou R$ 450 mil, aproximadamente.