Londrina deu início à Campanha Dezembro Verde, para chamar a atenção da população sobre os maus-tratos e o abandono de animais domésticos.
Para isso, a Prefeitura de Londrina decorou na cor verde oito pontos de passagem, de visitação e monumentos da cidade. São eles: Viaduto Édson de Jesus Deliberador (na Avenida Dez de Dezembro), Monumento “O Passageiro”, Concha Acústica, a fachada da Biblioteca Pública Municipal, Monumento Bíblico, Barragem e Cascata do Igapó e a Praça da Garça, na Avenida Maringá. O trabalho foi feito pela Londrina Iluminação.
A campanha é importante, porque somente entre janeiro e setembro deste ano, a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), por meio da Dbea (Diretoria de Bem-Estar Animal), contabilizou 613 denúncias recebidas de maus-tratos aos animais. As situações mais recorrentes, segundo o órgão, são abandono de animais por inquilinos, alimentação feita de forma incorreta e animais presos em local inadequado ou sem abrigo.
Leia mais:
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
“O abandono, na maior parte das vezes, não é registrado por falta de provas, ou de as pessoas verem acontecer, infelizmente”, lamenta a vereadora Daniele Ziober, autora da Lei nº 12.849/2019, que instituiu o Dezembro Verde na cidade.
São definidos como maus-tratos diversas práticas, como agredir ou golpear animais; abandonar, envenenar ou causar sofrimento físico a eles; manter animal em local desprovido das condições mínimas de higiene e asseio; abusá-los sexualmente; e deixar de prestar a assistência veterinária e demais cuidados que garantam o bem-estar animal, entre outras atitudes.
E quando ocorrem casos de envenenamento, violência ou agressão, é preciso procurar uma delegacia da Polícia Militar para fazer um boletim de ocorrência. Dessa forma, os fiscais da Dbea serão acionados para averiguar o caso, não sendo suficiente fazer a denúncia somente com base em vídeos ou fotografias enviadas.
Quem presenciar uma situação de maus-tratos pode fazer a denúncia por meio do formulário on-line e os dados do denunciante não serão divulgados. Os casos relatados são atendidos em até dois dias úteis, dependendo da urgência.