Devido às chuvas constantes dos últimos dias e a previsão de tempestade e mais precipitação pluvial nas próximas horas, a Prefeitura de Londrina e as instituições responsáveis pela organização do Carnaval de Rua de Londrina de 2023 informam que as festividades a serem realizadas no domingo (19) mudaram de local.
As atividades acontecerão na área de acesso ao Jardim Botânico, na avenida dos Expedicionários, 1.999, no Vivendas do Arvoredo, e não mais no Aterro do Lago Igapó II.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, a decisão foi tomada para garantir o conforto e a segurança dos foliões e dos blocos que vão animar a festa, que é gratuita e aberta ao público.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
“O grupo organizador do Carnaval 2023 avaliou que o Aterro do Lago Igapó não oferece as condições necessárias de segurança diante do volume de chuva que está caindo sobre Londrina e de acordo com as previsões vai continuar chovendo assim até domingo. Então, isso agrava o problema da segurança por conta do excesso de água no gramado e por ser necessária a instalação de vários equipamentos elétricos”, disse Pelegrini.
Agora, os organizadores e os blocos estão em um esforço colaborativo para a divulgação das informações para a população em geral.
“Londrina vai ganhar uma nova experiência de Carnaval, com mais condições e segurança, mesmo em caso de chuva. Agora, estamos fazendo um esforço de comunicação para que a cidade toda receba essas informações”, completou o secretário de Cultura.
COMO VAI FUNCIONAR
Apesar da mudança de local, a festa começará às 14h, com a concentração dos blocos de rua e atividades de oficinas do projeto Fábrica.
Das 8h às 13h, somente será permitida a entrada de veículos dos organizadores da festa, para descarregarem a aparelhagem elétrica, de som e as estruturas metálicas para a montagem do palco principal, que haverá no local.
Viaturas da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito de Urbanização) e agentes municipais de trânsito sinalizarão o espaço e vão orientar os motoristas com a ajuda das equipes da GML (Guarda Municipal de Londrina) e do efetivo da PM (Polícia Militar).
A partir das 14h, os blocos Barbada e Rua Eklétika farão a concentração com várias apresentações culturais. Eles estarão posicionados próximos ao início do bloqueio da avenida e a partir das 16h marcharão rumo ao palco montado na área cimentada do estacionamento do Jardim Botânico, o que dá cerca de 1 km de distância.
O Bloco Barbada seguirá com uma carreta de som não motorizada, em cortejo. Já o Rua Eklétika também trará apresentações para o público com grupos de dança, percussão e dois artistas locais que levarão os foliões até o palco, com a ajuda de carro de som puxado.
Já o Bloco Bafo Quente vai animar todos em um palco de 10m x 8m de comprimento por 1,5 metro de altura, montado na área cimentada, durante o show que vai das 18h às 21h. Quase ao seu lado, estará a tenda de 10mx10m do projeto Fábrica que demonstrações de seus trabalhos e apresentações culturais.
As crianças e adolescentes integrantes poderão voltar para casa, com a ajuda dos ônibus que estarão à disposição a partir das 16h.
Na avenida também haverá duas UTI (Unidades de Terapia Intensiva) à disposição, além banheiros químicos instalados, 10 caçambas de lixo de fácil visualização e equipes de varrição de ruas acompanhando a movimentação de pessoas.
O Corpo de Bombeiros e as equipes do SAMU já foram notificadas oficialmente sobre a festa e estão preparados para atender a chamados, caso seja necessário. A expectativa é que até 20 mil pessoas participem do Carnaval de Rua.