Uma moradora do Residencial Vista Bela, na zona norte de Londrina, um dos maiores empreendimentos do programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida", descobriu nesta quarta-feira (26) que a chave da casa da vizinha tem o mesmo segredo que a sua porta. Segundo ela, sua filha chegou em casa ontem e como não havia ninguém a vizinha teve a ideia de testar a sua chave e deu certo, a porta se abriu.
O presidente da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), João Verçosa, confirmou ao Bonde, que o problema realmente aconteceu mas em apenas duas casas do residencial e tem uma explicação. "É preciso convir que o residencial possui 2.700 unidades, que cada casa possui duas portas e os apartamentos uma, o que aumenta a quantidade de chaves compradas. Como todas vieram de um mesmo fabricante e não existem tantos segredos assim, eles não são infinitos, foi uma coincidência o que aconteceu".
Alguns moradores também reclamam de infiltrações que têm causado goteiras nas casas. Segundo Verçosa, o problema está ocorrendo nos coletores de energia solar das residências. Ele explica que para a colocação do produto foi necessário colocar um suporte metálico sobre as telhas porque o telhado não apresentava o ângulo necessário para a implantação dos coletores. Para a fixação no telhado, foi necessário furar telhas e madeira, e nestes locais foram feitas vedações. "Este tipo de problema, muitas vezes não apresenta em pequenas chuvas mas como tivemos fortes chuvas nos últimos dias, e estes materiais, cerâmica, madeira trabalham, têm dilatações diferentes, as goteiras apareceram", concluiu.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
De acordo com o presidente da Cohab, as construtoras responsáveis pelo empreendimento, Artenge, Protenge e Terra Nova já foram notificadas e estão promovendo as manutenções. As casas ainda estão dentro do prazo de garantia, de seis meses.