A Polícia Militar Ambiental (PMA) - Força Verde capturou na manhã desta terça-feira (16) uma cobra cascavel no Conjunto Roseira, região sul de Londrina. O réptil de cerca de um metro e meio foi encontrado embaixo de uma lona em uma residência.
Segundo a soldado Camila Reina, da PMA, ao retirá-la, o morador avistou a serpente e acionou as autoridades competentes de imediato. Ninguém foi picado e não houve necessidade de atendimento médico.
A cascavel é uma das três espécies venenosas presentes na região de Londrina - as outras duas são a cobra-coral e a jararaca. Esta é a segunda serpente encontrada em centro urbanos neste mês, segundo informou a PMA. "Temos notado a migração para centros urbanos. Os principais motivos para esse fenômeno são o desmatamento, grande incidência de queimadas, uso constante de agrotóxicos e a facilidade em encontrar comida na cidade", explica.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A Força Verde alerta que, em caso de picada, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser comunicada imediatamente, a fim de que o soro específico seja administrado. "É preciso identificar a espécie da cobra pois, em caso de aplicação inadequada, o paciente pode sofrer um choque anafilático", alerta.
A cascavel será solta no período da tarde, em uma região distante da cidade para que não ofereça maiores riscos à população.