Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Epidemia

Casos de dengue em Londrina continuam no inverno

Redação - Folha de Londrina
30 ago 2002 às 20:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar da incidência da dengue ser maior durante o verão, em Londrina, já foram confirmados este ano pela Secretaria Municipal de Saúde 15 casos da doença nos últimos três meses. De janeiro a agosto, 366 casos positivos foram totalizados, entre eles um caso hemorrágico. Zona Norte, área central e zona leste são, na ordem, as regiões com maior número de pessoas que contraíram dengue. Só no mês de abril foram registrados 150 casos.

De acordo com a enfermeira sanitarista do Setor de Epidemiologia, Nádia Souza Takemura, houve a diminuição dos casos no inverno mas não houve a interrupção da transmissão do vírus, como acontecia em anos anteriores. ''Em 2001, de junho a agosto, apenas uma pessoa contraiu dengue'', comparou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mesmo com o aumento no número de casos durante o inverno, segundo o supervisor do setor de Endemias, Elson Belisário, a incidência do foco do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti) teve uma queda. Enquanto em janeiro o índice era de 5,23%, no levantamento feito em agosto, em 50% dos domicílios da cidade, a incidência verificada foi de 1,01%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Serão 14 bandas selecionadas

Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina

Imagem de destaque
Devem ser iniciadas às 8h

Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina

Imagem de destaque
Região sul

Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025

Imagem de destaque
Nesta quinta-feira (12)

Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção


Acredita-se que o número de pessoas que tiveram dengue em Londrina seja maior do que os 366 confirmados até agora. Isso porque os sintomas da doença são parecidos aos de outras viroses como gripe e rubéola. Em caso de febre, manchas avermelhadas pelo corpo, dores na cabeça, nos olhos e articulações, náuseas e vômito a recomendação é procurar o quanto antes uma unidade de saúde.

Publicidade


Em Cambé, município vizinho de Londrina, a situação é a mesma segundo a diretora do Departamento de Vigilância da Saúde Coletiva, Maria de Brito Lô Sarzi. Dos 282 casos notificados entre janeiro e agosto deste ano, 100 foram positivos. Ao contrário de Londrina, nenhum caso foi confirmado a partir de julho. ''Em agosto, dos seis notificados, dois deram negativo e quatro ainda estão em análise'', afirma.


*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo