A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores de Londrina, aberta para investigar supostas irregularidades na compra, pela Prefeitura de Londrina, da coleção "Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena" da Editora Ética do Brasil, além da aquisição dos kits de uniformes escolares por meio do processo "carona", realizou na tarde de sexta-feira (2) a primeira reunião de trabalho.
Os vereadores decidiram solicitar toda a documentação da Prefeitura relativa às aquisições, realizadas pelas secretarias municipais de Gestão Pública e de Educação.
"Assim que for notificada a prefeitura terá prazo de cinco dias úteis para entregar esta documentação. Solicitamos inclusive o parecer da Controladoria Geral do Município que foi contrário à compra dos uniformes pelo processo "carona" porque esta medida já havia sido recomendada pelo Tribunal de Contas do Paraná", explicou o professor Rony Alves (PTB), presidente da CEI.
Leia mais:
Deputados garantem ter emenda do governo federal para obra do Teatro Municipal de Londrina
UEL aprova calendário de graduação para 2025
Evento "Mulheres na Roda de Samba" também acontece em Londrina
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
De acordo com o vereador, apenas após análise desta documentação é que os integrantes da CEI definirão quais oitivas serão necessárias para subsidiar os trabalhos da Comissão. "Com certeza deverão ser ouvidos funcionários da Prefeitura, diretores de escolas e professores da Rede Municipal de Ensino. Entre essas pessoas, em data ainda a ser definida, também queremos ouvir a secretária municipal de Educação, Karin Sabec Viana", informou o presidente da CEI.
Outra medida discutida pelos integrantes da CEI é o convite a alguns órgãos externos como a OAB Londrina e o Sindserv para participarem dos trabalhos. De acordo com o vereador Professor Rony, a comissão quer permitir total transparência às investigações. A próxima reunião de trabalho da CEI está marcada para sexta-feira, dia 9, às 14hs, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores.
Participam da comissão, já denominada "CEI da Educação", os vereadores Professor Rony (PTB), presidente; Joel Garcia (PP), relator; e Padre Roque (PTB) membro.