A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina está lançando um alerta a cerca de 50 motoristas que têm sido reincidentes em infrações captadas pelos vídeo vigias e serão penalizados com o pagamento das multas e a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo o diretor de Trânsito da companhia, Álvaro Grotti Júnior, um dos motoristas já tem acumuladas 10 multas por avanço de sinal vermelho em um ano e os outros têm acima de três infrações no mesmo período.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, Londrina possui uma frota total de 177 mil veículos, mas cerca de 100 mil é que circulam diariamente pelas ruas da cidade. Para diminuir os acidentes, a CMTU instalou oito pontos de vídeo vigias, sinalizados com placas de alerta e aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Leia mais:
Kinoarte promove cinema ao ar livre em comemoração ao aniversário de Londrina
Árvore de natal do Lago Igapó 2 permanece fechada após chuvas em Londrina
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
Cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Londrina
O avanço de sinal vermelho é considerado infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e R$ 191,54 de multa. A penalidade está prevista no artigo 208 do Código Nacional de Trânsito (Lei número 9.503, de 23/07/97).
Conforme prevêem os artigos 259 e 261 do código e a resolução 54/98 do Contran, o motorista que ultrapassar 20 pontos por infrações no período máximo de um ano será intimado a devolver a carteira de habilitação ao Departamento de Trânsito (Detran) da sua jurisdição.
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, os 50 motoristas reincidentes neste tipo de infração estão abusando na direção de seus veículos e colocando em risco a vida de pedestres e de outros condutores. Ele citou o exemplo de um motorista que no mesmo dia, às 11h e às 13h, cruzou no sinal vermelho em dois pontos diferentes da cidade.
O diretor lembrou ainda que os aparelhos instalados em Londrina registram a infração em forma de filme, possibilitando ao motorista que comparecer à sede da CMTU, assistir a seqüência total da infração e sob vários ângulos. Por isso, segundo ele, é que nenhum recurso dessas infrações consegue obter parecer favorável, pois dois agentes municipais assistem a todas as imagens antes de emitir a notificação aos motoristas infratores.