A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em fiscalização realizada no último sábado (15), das 8h30 às 17h30, em parceria com a Guarda Municipal (GM), autuou três pessoas pelo descarte irregular de resíduos em Londrina. A ação ocorreu na Rua São Benedito, no jardim Santo André, divisa entre as regiões oeste e norte da cidade. Além de terem recebido multa que pode chegar a R$ 3 mil, os cidadãos foram impedidos de concluir o despejo e deverão, ainda esta semana, apresentar um documento à companhia comprovando a destinação correta dos itens.
Segundo Josiane Correia, coordenadora de fiscalização da CMTU, os infratores eram moradores da região e tentavam descartar entulhos da construção e rejeito. "Infelizmente, observamos pessoas do próprio bairro sujando a área. É uma pena, porque a prática prejudica toda a comunidade, inclusive eles mesmos", afirmou.
A via onde ocorreram os flagrantes, possibilitados graças à atuação dos agentes à paisana da companhia, é um conhecido ponto de despejo clandestino. O local fica próximo ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Residencial Vista Bela, onde a maioria do material encontrado poderia ter sido descartada dentro da legalidade.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Voltados ao recebimento de resíduos verdes, entulhos, móveis em madeira, colchões, sofás e outros itens, atualmente há dois Pevs em funcionamento no município. Além do localizado na zona norte, a CMTU também mantém a estrutura na área leste, na Rua Capitão João Busse, no Jardim Nova Conquista.
Josiane ressaltou que a companhia tem intensificado a fiscalização de descarte ilegal. Na tarde desta segunda-feira (17), outra ação para coibir a prática foi desenvolvida nas proximidades do Santo André, dessa vez com o apoio da Força Verde. "Temos trabalhado para combater essa situação, então a orientação é que os moradores busquem se informar e procurem agir de acordo com a lei", frisou a coordenadora.
Além da iniciativa desta segunda-feira (17), novos patrulhamentos estão previstos para ocorrer esta semana. Entre os espaços inclusos na rota da fiscalização está o Morro do Carrapato, na região leste de Londrina.