Nesta terça-feira (19), a partir das 8h30, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD) continua a limpeza do fundo de vale da Rua Orlando Vicentini, no Jardim Tropical. Na última sexta-feira, foram retirados 20 caminhões cheios de lixo e a previsão é de que nesta terça-feira sejam mais 20 viagens.
No mesmo dia também será feita a limpeza na Rua Francisco Merlos, onde funcionava o antigo ecoponto do Jardim Primavera, na zona Norte. O terreno vem sendo alvo de despejo clandestino e está tomado de lixo doméstico, entulho, galhos de árvore e restos de móveis. O trabalho deve durar a manhã toda e a Companhia estima que sejam necessários 15 caminhões para fazer a remoção completa da sujeira.
Segundo Mauro Andrade, diretor interino de operações da CMTU, a instalação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no Jardim Primavera pode ser a solução definitiva do problema no local, a exemplo dos bons resultados obtidos no Jardim Nova Conquista, na zona Leste.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
"O Município já tem licença ambiental para o funcionamento do espaço e a perspectiva da CMTU é que a construção e a operação do novo PEV ocorram nos mesmos moldes do primeiro, o qual tem obtido êxito com a presença frequente dos fiscais tanto no monitoramento quanto na orientação para os usuários. Temos recebido elogios, inclusive dos moradores do entorno", motiva Andrade. A previsão da CMTU é entregar novos pontos no segundo semestre, devido a necessidade de mão de obra fixa durante os horários de funcionamento dos PEVs.
As atividades de remoção de lixo e entulho terão continuidade na quarta-feira, 20, quando a CMTU atenderá o Jardim Ideal, na região Leste. A limpeza será feita na Rua Bauxita, perto da linha do trem, e na Rua Grafita, cruzamento com a Zircônio. A CMTU espera retirar, nos dois pontos, 15 caminhões de detritos, no mínimo.
Para Mauro, a situação no Ideal está delicada. "Já fizemos a limpeza das duas áreas várias vezes e, mesmo assim, os locais voltam a ser alvo dos sujões. Desta vez, além da retirada dos resíduos, vamos instalar placas para alertar a população de que é proibido jogar lixo naquele local, informando os números de disque-denúncia", reforça.
O diretor ressalta que a solidariedade da vizinhança é fundamental na manutenção dos espaços. "Contamos com o apoio da comunidade para manter as áreas limpas e com o compromisso da vizinhança em auxiliar o poder público na fiscalização, denunciando os infratores. Vale lembrar que agora temos o reforço da Guarda Municipal, pelo número 153". Desde o início do mês, quando começaram as atividades em conjunto entre a CMTU, Sema e a Guarda Municipal (GM), a pessoa que for flagrada atirando lixo nos fundos de vale, ruas e avenidas de Londrina estará sujeita à multa, a qual pode variar entre R$ 100 e R$ 3 mil.
Semana passada
No dia 14, quinta-feira, a CMTU deu continuidade na limpeza da Rua Ernesta Galvani dos Santos, no Monte Cristo. Foram retirados 20 caminhões de lixo e a previsão é de que sejam necessárias mais 150 viagens no local. O serviço deve continuar por mais 45 dias para a remoção completa dos resíduos. A Companhia conta com 4 caminhões basculantes e uma pá carregadeira para os serviços.
Denúncias de descarte irregular podem ser feitas pelo 153, da GM (24 horas), e nos telefones 3379-7968 e 3379-7946, no serviço de atendimento da CMTU, de segunda a sexta-feira das 8h às 17 horas.
Observação: em caso de chuva, as atividades de limpeza poderão ser adiadas.