A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, vai instalar nas principais avenidas da cidade, um equipamento denominado "Portal de Segurança no Trânsito". As câmeras de vídeo serão controladas pela CMTU e pela Central de Operações da Polícia Militar, e serão utilizadas para monitorar excesso de velocidade e infrações penais, como veículos roubados, ou circulando com placas clonadas.
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Álvaro Grotti Júnior, os equipamentos vão atuar em conjunto com o Sistema Monitorado de Segurança, idealizado pela Polícia Militar, e que será adquirido com recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros - Funrebom. Os equipamentos a laser permitem ligação "on line" com as centrais, atuando, tanto no trânsito, como na prevenção e combate a atos criminosos, permitindo o acionamento imediato de viaturas policiais para atuarem em casos de infração penal.
De acordo com Grotti, a CMTU identificou 46 pontos para a instalação dos equipamentos, mas assim como as câmeras de vigilância da Polícia Militar, o sistema será implantado de forma gradativa, contemplando inicialmente sete pontos no trânsito da cidade. A licitação para a compra do sistema já foi aberta, e devido aos prazos legais, os equipamentos somente deverão entrar em funcionamento no final deste ano ou início do ano que vem.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Entre as vias que foram pesquisadas pela CMTU e que apresentam características de necessidade, estão as avenidas: Leste Oeste, Dez de Dezembro (Via Expressa), Castelo Branco, Tiradentes, Rio Branco, Duque de Caxias e Santos Dumont. Também foram detectados pontos perigosos nas ruas Bahia, Araguaia, Bolívia, Colômbia e outras vias de tráfego intenso de veículos na periferia da cidade.
Segundo o diretor, os pontos serão determinados pela equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), atendendo às estatísticas de ocorrências registradas pelo órgão e pela Polícia Militar. Ele lembrou que a prefeitura já tem, instalados, diversos equipamentos de vídeo vigia para monitorar avanço de sinal vermelho, e que os equipamentos têm contribuído significativamente para a redução no número de acidentes, inclusive zerando as estatísticas em alguns pontos.
"Importante é que estes equipamentos não apenas irão contribuir para diminuição dos riscos de acidentes no trânsito, mas também para a prevenção de crimes contra as pessoas e o patrimônio", afirmou Grotti. Ele lembrou que a Lei Federal de Trânsito n° 11.334, em vigor desde a semana passada, determina sanções gradativas aos motoristas que abusam da velocidade, incluindo a multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).