A criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, prevista no projeto de lei nº 70/2016, que tramita na Câmara de Vereadores por iniciativa do Executivo, será discutida em audiência pública nesta sexta-feira (16), às 9 horas, na sala das sessões do Legislativo. Convocada pelos vereadores Jamil Janene (PP), Professor Rony (PTB) e Tio Douglas (PTB), a audiência será aberta à participação da comunidade e terá transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.
A realização do evento também atende a pedido do Grupo de Apoio ao Esporte Londrinense, que sugeriu o debate com as comunidades diretamente envolvidas com o planejamento, desenvolvimento, incentivo e apoio a programas e projetos de esporte no município. Tramitando deste agosto, o projeto de lei 70/2016 foi apresentado pelo Executivo a pedido do vereador Amauri Cardoso (PSDB), que realizou reunião pública para discutir o esporte amador na cidade em dezembro de 2015.
Na ocasião, a criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer foi um dos caminhos apontados para permitir que a comunidade participe das decisões que envolvem o uso de recursos públicos, como já acontece em áreas como a saúde e a educação. Após o encontro lideranças ligadas ao esporte, profissionais e atletas participaram da discussão da minuta do projeto de lei, que foi encaminhado ao Executivo para análise, uma vez que a iniciativa para a criação de órgãos na estrutura organizacional da Administração Municipal é privativa do prefeito. De acordo com o projeto, o Conselho será um órgão colegiado vinculado à Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Propostas - Para o vereador Jamil Janene, que vai coordenar a audiência pública, o debate é necessário para ouvir todas as categorias do esporte atuantes em Londrina, inclusive as que desenvolvem importantes trabalhos sociais nos bairros, para que possam opinar sobre o assunto. "É uma forma de ouvir todas as sugestões ao projeto", reforçou o parlamentar. As propostas da comunidade deverão ser apresentadas por escrito na Câmara e poderão, a critério dos vereadores, ser contempladas no projeto de lei. O formulário para apresentação das sugestões está disponível no endereço eletrônico do Legislativo (www.cml.pr.gov.br).