Começam neste sábado (14) os preparativos para a V Conferência Municipal do Meio Ambiente, que este ano tem como meta incentivar a participação popular. Com o lema "Meio Ambiente é também participar e agir. Venha construir uma Londrina sustentável", o encontro pretende reunir representantes da sociedade civil, do poder público, de órgãos e entidades de defesa do meio ambiente e os cidadãos em geral para definir as metas do setor ambiental de Londrina para os próximos dois anos.
Na Conferência, que será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, também serão eleitos os membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma).
No próximo sábado, serão realizadas as duas primeiras pré-conferências – ao todo serão cinco pré-conferências, nas quais serão eleitos os delegados que vão participar da Conferência. Somente os delegados têm direito a votar e serem votados na Conferência.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
As pré-conferências serão realizadas em todas as regiões da zona urbana, na zona rural e nos distritos. Os representantes de entidades da sociedade civil devem levar a carta de representação – o modelo está disponível no www.londrina.pr.gov.br
O presidente do Consemma por dois mandatos, engenheiro Fernando de Barros, fez um chamado à responsabilidade e ao espírito participativo dos londrinenses. De acordo com ele, a Conferência é o espaço adequado para o cidadão externar suas preocupações e colaborar com a melhoria do meio ambiente local. "Esta é a hora. As entidades e pessoas que têm alguma colaboração a dar devem comparecer", afirmou Barros. "Tem muita gente que reclama das coisas mas não comparece na hora de dar sua colaboração. Depois, não adianta reclamar porque a oportunidade já ficou para trás".
Dentre as conquistas do Consemma nos últimos anos, Barros destacou as resoluções que tornaram obrigatória a coleta seletiva em Londrina, a adoção das bocas de lobo ecológicas, a necessidade de autorização ambiental para movimentações de terra acima de 50 metros cúbicos e a elaboração de diversos programas, como o de Uso Racional da Água, de Recuperação de Mata Ciliar e Reserva Legal, do Índice de Qualidade da Água e de defesa do rio Tibagi – que abastece Londrina
O secretário municipal do Ambiente, Carlos Eduardo Levy, afirmou que as deliberações da Conferência têm um peso muito grande nas ações de dia a dia desenvolvidas pelos órgãos ambientais. De acordo com ele, "o Consemma tem conseguido fazer com que as coisas aconteçam em Londrina na área ambiental".
O secretário também lembrou que sua própria indicação ao cargo pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) demonstra a importância do Consemma. Levy se tornou conhecido no meio ambiental pela militância no conselho e na Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE).
"Eu participei do Consemma desde a elaboração do regimento interno. Neste ano, o conselho me apoiou quando fui convidado para a secretaria. O que isso demonstra para mim é que participar do conselho é participar verdadeiramente da política ambiental da cidade".
Cronograma
Pré-conferências
I – Bacia dos Ribeirões Jacutinga/Lindóia – CESOMAR – 14/11 às 14h00
II – Bacia dos Ribeirões Quati/Água das Pedras – SEST/SENAT – 14/11 às 14h00
III – Bacia dos Ribeirões Cambe/Limoeiro – Parque Arthur Thomas – 21/11 às 14h00
IV – Bacia dos Ribeirões Esperança/Cafezal – CCH/UEL – 21/11 às 14h00
V – Zona Rural e Distritos – Igreja São João Batista/Distrito Guaravera – 21/11 às 14h00
Conferência
11/12, às 19h00, e 12/12 ás 08h00 – Auditório Alcides Bueno – Unopar/Jd. Piza