O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) realiza na próxima semana em Londrina, a fiscalização integrada de acessibilidade para verificar a situação de cinco prédios públicos entre os dias 18 e 21.
As ações ocorrerão no Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), no dia 18, às 9h30; na Empresa Brasileira de Correio e Telégrafos, no dia 19, às 9h30; na Caixa Econômica Federal, dia 20, às 9h30, e na Infraero, às 13h30; e no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, dia 21, às 9h30. As fiscalizações nesses locais foram solicitadas ao CREA-PR pelo Ministério Público.
Realizada desde 2007, a fiscalização de acessibilidade tem como finalidade, conscientizar proprietários de imóveis e a sociedade como um todo sobre a obrigatoriedade e a importância do atendimento às normas de acessibilidade, assim como a importância de contratação de profissionais para realização das adequações necessárias.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Segundo o engenheiro eletricista Rubens Galera Gonzales Junior, a fiscalização tem cunho orientativo. "Os fiscais verificarão o atendimento aos itens mínimos de acessibilidade conforme exigência da legislação, como por exemplo, rampas, acessos, calçadas, instalações sanitárias, entre outros", explica.
Após concluir a fiscalização, o Crea irá elaborar o relatório e enviar à Comissão de Acessibilidade. Caso sejam verificados itens em desacordo com as normas de acessibilidade, com base no relatório a Comissão irá orientar o proprietário do prédio em questão sobre as adequações necessárias, assim como da necessidade de contratação de profissional habilitado.