Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sistema de navegação

Decea trabalha em licitação para a compra de ILS para o Aeroporto de Londrina

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
02 jul 2024 às 08:45
- Gustavo Carneiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão ligado à Força Aérea Brasileira, confirmou, em reunião nesta segunda-feira (1°), no Rio de Janeiro, que o Aeroporto Governador José Richa, de Londrina, vai receber o ILS (Sistema de Pouso por Instrumento). 


O equipamento, que auxilia na operação de pousos em dias de mau tempo, vai ser licitado pelo departamento e instalado pela CCR Aeroportos. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A reunião contou com a participação de representantes do Decea, autoridades municipais e de membros da sociedade civil organizada. Pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo estavam o Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Major-Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski e o Major-Brigadeiro do Ar Sergio Rodrigues Pereira Bastos Junior. De Londrina, participaram o prefeito Marcelo Belinati (PP), o secretário de Governo, João Luiz Esteves; e o coordenador do Grupo de Trabalho do Aeroporto de Londrina, José Nicolás Mejía.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comédia e drama

Filme “Testamento” traz humor e reflexão para o Cine Teatro Ouro Verde nesta semana

Imagem de destaque
Oportunidade única

Em Londrina, Hospital Evangélico faz cirurgia inédita de reconstrução facial

Imagem de destaque
2.804 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná começam a semana com quase 22 mil vagas

Imagem de destaque
Máxima de 27°C

Previsão do tempo: segunda-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e região


O ILS é um sistema de navegação que fornece orientação precisa para a aproximação e pouso de aeronaves. Ele utiliza sinais de rádio transmitidos de terra para indicar a localização exata da pista, auxiliando o piloto a alinhar e descer com precisão, mesmo em condições de baixa visibilidade. 

Publicidade


A licitação também foi lançada oficialmente nesta segunda-feira e o processo deve durar até 12 meses, além de outros seis para a fabricação do equipamento.


Prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP) afirmou que essa é uma conquista e um momento histórico para a cidade e para toda a região de influência de Londrina, que tem uma população de quase três milhões de pessoas. 

Publicidade


Ele garante que o ILS vai trazer mais segurança para a decolagem das aeronaves, assim como vai reduzir o número de voos cancelados. “Isso vai trazer muito desenvolvimento regional para todo o norte do Paraná”, aponta.


Além do fator segurança, ele aponta que o aparelho também vai permitir que a cidade receba mais voos, colocando Londrina em uma posição estratégica e permitindo um desenvolvimento ainda mais notável. 


Um dos aspectos que demonstra isso, de acordo com ele, é o fato de a cidade estar recebendo grandes multinacionais, sendo que um dos principais questionamentos de empresários é sobre o funcionamento do aeroporto.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Decea prepara licitação de compra de ILS para o Aeroporto de Londrina
Londrina receberá ILS para melhorar pousos. Licitação lançada e instalação prevista em 18 meses, prometendo mais segurança e voos.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade