O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) realiza, no dia 20 de dezembro (quarta-feira), às 13h, no Centro de Divisão Tecnológica (CDT) - Iapar – Rodovia Celso Garcia Cide, km 375 – em Londrina, o leilão de 1.983 veículos apreendidos em 23 municípios. São 667 automóveis e 1.271 motocicletas, que não foram recuperados pelos proprietários em função, principalmente, dos altos valores em impostos atrasados e multas de trânsito não pagas.
Os veículos são repassados na condição de sucata, sem documentos, unicamente para reaproveitamento de peças. Só participam do leilão empresas de ferro-velho cadastradas junto ao Detran. De acordo com o coronel David Antônio Pancotti, diretor geral do Detran, está sendo estudada a realização de leilões de veículos aptos para circulação para pessoas físicas e jurídicas já para o próximo ano.
Vão a leilão na próxima semana os veículos que estão hoje nos pátios de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, União da Vitória, Guarapuava, Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Londrina, Maringá, Paranavaí, Foz do Iguaçu, Arapongas, Nova Esperança, Irati, Bandeirantes, Toledo, Ivaiporã, Rolândia, Lapa, Castro, Astorga, Sarandi e Matelândia.
Leia mais:
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Deputados garantem ter emenda do governo federal para obra do Teatro Municipal de Londrina
UEL aprova calendário de graduação para 2025
A arrecadação mínima estimada pelo Detran para este leilão é de R$ 12.750,00. Os valores obtidos com a venda são usados para cobrir as despesas dos veículos em impostos atrasados, multas não pagas e taxas de remoção e estadia nos pátios. Normalmente, o valor obtido com a venda do veículo não é o suficiente para pagar esses débitos. Quando isso acontece, o proprietário do veículo é inscrito em dívida ativa e a cobrança dos valores é feita judicialmente.
Por lei, o Detran pode leiloar o veículo após 90 dias de permanência no pátio. Neste leilão, os veículos têm mais de 120 dias de permanência. O Detran reduzirá pela metade o número de veículos parados nos pátios desses municípios. Este será o quinto e último leilão que o Detran realiza neste ano. Até agora foram leiloados 3.528 veículos com arrecadação de R$ 2,1 milhões.