A 7ª Jornada Paranaense de Psiquiatria e a 9ª Jornada Paranaense de Saúde Mental foram encerradas hoje (08/09) no Hotel Crystal Palace, em Londrina. Durante dois dias, cerca de 160 profissionais do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais discutiram temas da atualidade sobre o avanço nos estudos das doenças biopsicossocias e na psicofarmacologia.
Durante o evento também foram lançados em Londrina os livros ''Os filhos que usam drogas'', do psiquiatra curitibano Fernando Sielski, e ''As Drogas em Tempos de Neoliberalismo'', do psiquiatra José Elias Aiex Neto, radicado em Foz do Iguaçu.
Sielski faz um alerta aos pais. ''Os pais bebem, fumam, usam antidepressivos e anfetaminas na presença dos filhos, mas se assustam quando descobrem que o filho está fumando maconha. Eles querem tapar o sol com a peneira'', disse.
Leia mais:
Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores
Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina
Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina
Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano
Já a obra de Aiex faz uma abordagem sociológica sobre influência da sociedade consumista e do modelo neoliberal no consumo e disseminação das drogas. O livro está sendo adotado como material didático em escolas municipais de Foz do Iguaçu. Na opinião do psiquiatra, o maior problema na definição de políticas públicas para combater o uso das drogas também é a falta de critérios sobre as drogas legalizadas e as proibidas.
Os principais temas abordados no evento foram a depressão no ciclo vital, psicogeriatria, psicoses, saúde mental da mulher, saúde mental na infância e adolescência, transtorno de humor, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares e transtornos do sono.