Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enfrentaram muitos desafios

Em Londrina, mulheres assumem papéis de protagonismo na construção civil

Reportagem Local
12 abr 2024 às 10:00
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Elas lideram seus negócios e se sentam nas cadeiras mais importantes de empresas e entidades representativas do setor da construção civil. 


Em meio a desafios e inúmeras barreiras e preconceitos, dentro de um ambiente ainda predominantemente masculino, as mulheres têm assumido cada vez mais o protagonismo em cargos de comando no mercado imobiliário, conquistado o respeito de seus pares e o reconhecimento pela excelência no trabalho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Passar credibilidade, provar competência e capacidade para liderar, equilibrar carreira e maternidade estão entre os desafios enfrentados pela engenheira civil Celia Oliveira Souza Catussi. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Conjunto Cafezal

Dia de São Cristóvão: Paróquia de Londrina promove bênção dos carros nesta quinta

Imagem de destaque
Risco de queda

Barracão abandonado que ameaçava via pública começa a ser derrubado em Londrina

Imagem de destaque
Desafio na Itália

Londrinense se prepara para enfrentar a maior prova de Triathlon do mundo

Imagem de destaque
Rampas e elevadores

UEL recebe recursos para investir em acessibilidade no campus


Natural de Belo Horizonte (MG), ela chegou a Londrina em 1988 e construiu uma carreira de sucesso empreendendo e trabalhando em construtoras e incorporadoras locais. Na Plaenge, onde atuou por 27 anos, passou por várias posições até assumir o posto de superintendente de novos negócios.

Publicidade


Deixou a carreira corporativa para se dedicar ao associativismo, tornando-se a primeira mulher a presidir o Sindicato da Indústria da Construção Civil Paraná Norte (Sinduscon Paraná Norte), em 2023. 


Segundo Celia, no início da profissão, há mais de 40 anos, era mais difícil para as mulheres provarem sua competência para liderança e capacidade para tomada de decisão. Na avaliação dela, nos dias de hoje, esse cenário mudou e ficou mais favorável para as mulheres, que são reconhecidas por suas competências profissionais.

Publicidade


“Acho que ser a primeira presidente do Sinduscon do Paraná mostra a maturidade da sociedade”, analisa.


Além de se doar para o associativismo, que a desafia a enxergar o mercado da construção civil com um olhar mais abrangente, a engenheira cuida da gestão de duas empresas, uma de consultoria para o mercado imobiliário e estruturação de negócios, e outra de prestação de serviços para construção, e diz que o mais a alegra na profissão é poder compartilhar e gerar prosperidade para as pessoas.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Mulheres assumem papéis de protagonismo na construção civil
Conheça as trajetórias de mulheres que assumiram cargos de liderança na construção civil, enfrentando desafios e conquistando reconhecimento pelo seu trabalho. Saiba mais sobre a importância da diversidade e inclusão no setor.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade