A construção dos empreendimentos integrantes do complexo Marco Zero já tem influenciado no trânsito da região. Com o aumento de pessoas circulando no local, os moradores já relatam dificuldades em relação ao tráfego na Avenida Theodoro Victorelli e na rua Santa Teresinha, que margeiam a loja Leroy Merlin e o Boulevard Londrina Shopping, que será aberto nesta sexta-feira (3).
O morador Milton Mendes afirma que já há congestionamentos nos horários de pico. "O movimento de carros aumentou muito, principalmente na avenida Theodoro Victorelli. O principal problema que eu observo é a sinalização insuficiente nos cruzamentos, que têm confundido muitos motoristas. É preciso que os responsáveis tomem providências para atender às novas demandas da região", destaca.
Luiz Ivan Vidal Leite mora na região há 16 anos e reclama dos carros que passam em alta velocidade nas vias de acesso ao comércio local. "Os carros correm muito na avenida Theodoro Victorelli. É um perigo para quem mora aqui", relata.
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A moradora Rosária Inês Furtado, conta da dificuldade de atravessar a rua. "É preciso instalar mais faixas de pedestre próximas ao novo shopping, porque, com o movimento intenso no local, fica difícil de atravessar a rua", afirma.
CMTU fiscalizará trânsito na região
O diretor de trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), capitão Diógenes Gonçalves, afirma que o órgão realizará atividades para assegurar a fluidez do trânsito na região, principalmente no período de inauguração do shopping, em que haverá um grande número de veículos no local.
Em relação ao excesso de velocidade, Gonçalves garante que a CMTU iniciará nos próximos dias a fiscalização com o apoio de agentes de trânsito. "Também estamos estudando os locais onde será necessária a instalação de radares".
De acordo com o diretor de trânsito, a sinalização das vias no entorno dos empreendimentos está por conta da empreiteira responsável, que deverá concluir os trabalhos nos próximos dias.
IPPUL estuda alternativas
De acordo com o diretor presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Robinson Antônio Vieira Borba, o órgão tem realizado reuniões com a CMTU para identificar as novas demandas do trânsito na região. "A área onde está instalado o shopping já apresentava dificuldades em relação ao trânsito antes mesmo dos novos empreendimentos serem instalados no local. Atualmente, o tráfego ficou ainda mais difícil com o aumento do volume de carros", diz.
Borba afirma que uma solução estudada pelo IPPUL, a curto prazo, é a instalação de mais semáforos em pontos estratégicos do local, bem como novas adequações para viabilizar o uso de bicicletas na região, que ajudaria a desafogar os congestionamentos.
Segundo Borba, a solução mais completa seria a instalação de um viaduto no local da rotatória, para a transposição das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste. "Porém, esse projeto é de médio a longo prazo, porque demanda um amplo estudo de impacto de vizinhança. Outro fator que influencia no tempo de execução desse trabalho é a presença de um monumento tombado como patrimônio cultural da cidade nessa rotatória", explica.
O diretor presidente do IPPUL afirma que ainda não existe data prevista para a conclusão desses projetos.