A empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) começou, nesta quarta-feira, a instalar cofres nos ônibus para tentar diminuir os frequentes assaltos. Os noves ônibus do Psiu serão os primeiros a circular com o novo dispositivo de segurança. A expectativa da empresa é que, em dois meses, outros 270 ônibus estejam com os cofres.
Gildalmo de Mendonça, gerente geral da empresa, disse que o Psiu foi escolhido para iniciar a instalação porque, nesse tipo de ônibus, o motorista trabalha sozinho ficando mais vunerável aos assaltos. O número de assaltos aos coletivos vem crescendo, nos últimos anos. Em 2000 foram 84 roubos a coletivos, com média de 7 por mês; em 2001, 348, com média de 29 por mês. Já este ano, até agosto, já foram registrados 272, o que dá uma média de 34 assaltos/mês.
O chefe de tráfego da empresa, Daniel Martins, contou que foram feitas visitas a outras empresas de transporte que colocaram cofres e conseguiram reduzir o número de assaltos. ''Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, depois da implantação dos cofres na empresa Andorinha, o número de ocorrências caiu de 10 a 15 por dia para uma média de 3 por mês'', ressaltou.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quarta-feira.
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.