Vestidos coloridos, bandanas, chapéus de palha e muito xadrez. Trajados a caráter para um arraiá pra lá de especial, cães e tutores aproveitaram a tarde gelada de sábado (13) para confraternizar e incentivar a socialização dos animais.
Promovido por uma creche de animais de Londrina, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, na região central, a atividade é uma forma de reunir toda a família para aproveitar as festividades de época enquanto passam um tempo de qualidade com os ‘aumigos’.
Há mais de uma década trabalhando com o cuidado de animais e há cinco com a creche voltada para o trabalho de socialização e gasto de energia física e mental dos alunos de quatro patas, a adestradora e empresária Paula Miranda dos Santos explica que a socialização é fundamental para o desenvolvimento de um cão saudável e equilibrado, o que envolve a exposição do animal a uma variedade de pessoas, animais, ambientes e situações.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Como forma de trabalhar a socialização dos cães através de um momento lúdico e com toda a família, o ‘aurraiá’ trouxe muita comida, bebida e diversão. Para os humanos, não faltou os quitutes típicos da época, como pipoca, paçoca, canjica e muito quentão.
Já para cães, o cardápio inclui petiscos e pipoca sem sal. Como momento de descontração, um desfile para premiar as melhores fantasias, além de uma piscina de bolinhas e uma cama elástica para os ‘aumigos’. Um bingo valendo alguns brindes também foi organizado para toda a família.
SOCIALIZAÇÃO
Santos ressalta que o ideal é começar o processo de socialização dos cães desde cedo, quando o animal ainda é filhote e está descobrindo o mundo.
“Fazendo isso da forma adequada, podemos prevenir problemas comportamentais, promover um comportamento mais seguro e ter mais previsibilidade em algumas situações que podem ser estressantes para os cães”, detalha.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: