Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
221 em dois meses

Fiscalização da Sanepar recebe quase quatro reclamações de usuários por dia em Londrina

Redação Bonde com assessoria
25 mai 2023 às 16:00

Compartilhar notícia

- Sanepar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em cerca de dois meses, 221 reclamações foram encaminhadas ao canal de WhatsApp da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), da Câmara Municipal de Londrina. A média é de quase quatro mensagens por dia.


Diante do expressivo número de reclamações e das informações já reunidas, os vereadores da Comissão iniciarão em junho a consolidação dos dados. O grupo receberá e incluirá no relatório final denúncias que chegarem pelo canal até 31 de maio. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O vereador Chavão (Patriota), presidente da comissão especial, explicou que todas as mensagens enviadas ao canal de WhatsApp estão sendo encaminhadas semanalmente, de forma oficial, tanto à prefeitura quanto à Sanepar, com a solicitação de informações e providências. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira os números do seu bairro

Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores

Imagem de destaque
Quase em risco de extinção

Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina

Imagem de destaque
Arrecadação de recursos

Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina

Imagem de destaque
LondriNatal

Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano


Segundo ele, a Sanepar tem respondido a todas as denúncias. Paralelamente, o grupo tem recebido informações repassadas pela prefeitura sobre o contrato com a Sanepar e dados coletados em visitas a diversos locais. Agora, a intenção é consolidar esse material para não deixar nenhum cidadão sem resposta e avançar na análise contratual.

Publicidade

 

“Essas denúncias que chegaram através do canal são muito importantes para a comissão. Agora a gente vai encaminhá-las para o [Departamento] Jurídico e para a Controladoria da Câmara, que pediram um prazo de 30 dias para analisar a documentação. Depois a gente vai monstar o relatório final”, explicou nesta quarta-feira (24) o vereador Chavão, durante fiscalização a uma intervenção inacabada da Sanepar.

Publicidade


A partir de junho, os cidadãos que quiserem relatar problemas com os serviços da Sanepar e de terceirizadas da companhia poderão entrar em contato individualmente com os vereadores da comissão especial. Além de Chavão, compõem o grupo o vereador Mestre Madureira (PP) e a vereadora Jessicão (PP).


Dados

Publicidade


Das 221 denúncias recebidas pelo número de WhatsApp até o momento, 166 se referem a intervenções inacabadas e 55 a outros problemas na prestação do serviço e no atendimento oferecido pela Sanepar. Do total de mensagens, 78 são de casos na zona sul e em distritos; 49 na zona norte; 43 na zona leste; 36 na zona oeste e 15 no centro da cidade.


Após a sistematização de todo o material coletado, com análise e parecer de denúncia por denúncia, o grupo enviará as informações à Assessoria Jurídica e à Controladoria do Legislativo. O relatório final deve trazer respostas às seguintes perguntas: com os materiais e informações coletados, é possível dizer que a Sanepar descumpriu prazos e obrigações previstas em contrato? Quais eram as obrigações da prefeitura na fiscalização? Quais são as consequências previstas em contrato em caso de descumprimento? Como a Sanepar deve ou deveria ter respondido pelo descumprimento? Como o Executivo Municipal deve ou deveria ter atuado frente ao descumprimento? Isso foi feito? A prefeitura tem limitações para a aplicação de penalidades?

Publicidade


Fiscalização


Novas denúncias de danos em calçadas deixados pela Sanepar meses após a conclusão de obras na rede foram averiguadas na manhã desta quarta (24) pelos vereadores da Comissão Especial de Fiscalização da Sanepar. Veja os endereços visitados:

Publicidade


- Rua Deputado José Afonso, 61 – Jardim Mazzei 1

- Rua Luiz Costa Manso, 88 - Jamile Dequech.


221 denúncias gerais até o dia 22/05 no canal, sendo:


- 78 zona Sul e distritos
- 49 zona Norte
- 43 zona Leste
- 36 zona oeste
- 15 Centro

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo