A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e as secretarias de Obras, de Ambiente e Fazenda prometem fazer operação em ferros-velhos da Vila Nova, na área central de Londrina a partir desta quarta-feira (9).
A promessa foi feita durante audiência pública na Câmara Municipal, na última sexta-feira (4). Alguns estabelecimentos que comercializam sucatas funcionam de maneira irregular e, além de servirem de criadouros para o mosquito transmissor da dengue, ainda incomodam os moradores com barulho fora do horário e ocupação irregular das ruas e calçadas.
O vereador Roberto Fú (PDT), que convocou a audiência pública, disse que os representantes de todos os órgãos se comprometeram a iniciar a fiscalização.
Leia mais:
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A voz como instrumento musical é diferencial de show em Londrina
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Ele acrescentou que irá solicitar a inclusão na pauta da Câmara de projeto de lei de autoria do prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) que regulamenta os ferros-velhos. "O projeto foi retirado de pauta porque alguns vereadores queriam incluir emendas. Mas, agora não dá mais para esperar. Vou pedir a inclusão na sessão da próxima terça-feira", disse Fú, que é líder de Barbosa na Câmara.
O projeto do Executivo prevê que o alvará de funcionamento só será concedido aos novos empreendimentos que apresentarem pareceres favoráveis do Instituto Ambiental do Paraná, Conselho Municipal de Planejamento Urbano, Conselho Municipal do Ambiente, além de estudo de impacto de vizinhança e relatório de impacto ambiental urbano.
Também seria exigido a cobertura de toda a área e recuo, impedido que as sucatas fiquem expostas praticamente nas calçadas. Os estabelecimentos já instalados teriam um prazo para se adequar às novas normas. (Com informações da Rádio Paiquerê AM)