Os telefones do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficaram mudos durante a manhã desta sexta (5) em Londrina. O atendimento parou temporariamente devido ao furto de cabos da Sercomtel, instalados em postes na avenida Celso Garcia Cid. O serviço de aproximadamente 150 números permaneceu indisponível das 9h às 11h10, conforme a companhia de telecomunicações.
Ocorrências desse tipo têm sido recorrentes, segundo o gerente de implantação e manutenção de rede da Sercomtel, Luís Carlos Bianco. "Essa é a terceira vez na mesma região nos últimos três dias". Os alvos mais frequentes dos ladrões compreendem o Jardim Aeroporto, Vila Casoni e Santa Mônica. "Temos a média de três furtos por semana", completa.
Além do Samu, linhas da Secretaria Municipal de Saúde, empresas e residências foram afetadas. Bianco enfatiza que a grande dificuldade está na suspensão de serviços considerados essenciais, especialmente, para atendimentos emergenciais. "Dessa vez, os telefones do Samu ficaram mudos. Se isso acontece em um hospital, por exemplo, a situação se agrava. Temos a despesa com o conserto sim, mas este é o menor dos problemas", comenta. Ainda segundo ele, não há uma forma efetiva de combate aos crimes, apenas o registro de boletins. "Fazemos o comunicado na delegacia e aguardamos a ação das autoridades competentes".
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A ousadia dos bandidos é tão grande que os furtos têm ocorrido à luz do dia. "A prática é feita em vários horários, de manhã e à tarde", exemplifica. "Por isso, precisamos contar com denúncias da população. Se alguém suspeito, sem uniforme de qualquer empresa e capacete, estiver subindo em árvores ou postes, ligue para a Polícia", pede.
Outra dica é observar se o trabalhador porta um crachá identificador ou está munido de escadas e outros equipamentos de segurança. "Sugerimos que as pessoas filmem as ações", diz o diretor. A central de atendimento da Sercomtel também recebe denúncias. Basta ligar no 10343. A reportagem não conseguiu contato com a diretoria do Samu para comentar o caso.