Moradores de Londrina poderão observar o fenômeno "Superlua Azul", na noite desta segunda-feira (19), em evento gratuito promovido pelo Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) a partir das 19h, na Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto. O público poderá observar a Lua por meio de diversos telescópios que estarão instalados no local. No entanto, embora o nome seja curioso, a Lua não estará azulada.
Segundo o coordenador do Gedal, Miguel Fernandes Moreno, o nome "Superlua" é dado quando a Lua fica um pouco mais próxima da Terra. ''A órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito. Dessa forma, a distância da Lua à Terra varia entre cerca de 363.000 km, fenômeno chamado 'perigeu', e quando está a 405.000km, é chamado de 'apogeu'. Assim, quando a Lua está um pouco mais próxima de nós, ela acaba aparecendo um pouquinho maior no céu. Quando o 'perigeu' coincide com a Lua Cheia, recebeu o apelido de 'Super Lua'."
A 'Superlua Azul' não é azul. Essa é apenas uma denominação para quando ocorre uma Lua Cheia a mais no mês. No entanto, não é o que está ocorrendo nesta segunda-feira. ''Em um ditado norte-americano antigo dizem que algo é tão difícil quanto uma Lua Azul, pois essa questão de você ter duas Luas Cheias no mês ocorre, em média, a cada dois anos'', explica.
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
*Sob supervisão de Fernanda Circhia