A Secretaria Municipal de Defesa Social irá receber sistema e equipamentos de radiocomunicação para uso da Guarda Municipal de Londrina. Os itens foram adquiridos pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel), através de processo de licitação. Os equipamentos adquiridos serão distribuídos para os municípios de Londrina, Arapongas e Apucarana.
O contrato será assinado na tarde desta sexta-feira (30) pelo presidente do Cismel, João Pavinato, com valor total de R$ 2,7milhões. Os recursos são provenientes de convênio federal da União, através do Ministério da Justiça, com o Cismel. A empresa vencedora do processo terá o prazo de 120 dias para implantação do sistema de radiocomunicação, a contar da data de assinatura do contrato.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, dentre os equipamentos a serem adquiridos, o contrato contempla a aquisição de três estações de rádios, 15 rádios móveis para viaturas, 21 rádios portáteis, três torres controladoras de rádio e o treinamento dos Guardas Municipais para utilizarem os equipamentos, entre outros.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
O secretário ressaltou que essa iniciativa facilita a comunicação nas mais diversas situações que os agentes enfrentam, qualquer que seja a localização, e isso traz mais segurança pra eles. "E para a central de monitoramento esses equipamentos são essenciais, porque permitem verificar onde estão as viaturas. Assim, em caso de ocorrência, será possível acionar a viatura mais próxima do local, diminuindo o tempo de atendimento para a comunidade."
Guimarães salientou também que os municípios deverão complementar a quantidade de radiocomunicadores portáteis. "O importante é a implantação do sistema, que vai permitir uma perfeita comunicação, inclusive entre outros órgãos de segurança como a Polícia Civil, Militar e Rodoviária, de toda região. A quantidade adquirida pelo Cismel possibilita a segurança do agente realizar contato com a central, em caso de necessidade", frisou.