Desde o dia 15 deste mês, o Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário da UEL (Universidade Estadual de Londrina), fornece sangue e seus hemocomponentes para os pacientes SUS (Sistema Único de Saúde) do Hospital Evangélico de Londrina.
Os hemocomponentes são: glóbulos vermelhos, plasma, plaqueta e crioprecipitado, o que na prática quer dizer que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas.
A estimativa é de fornecimento de mais 250 a 500 hemocomponentes por mês, o que vai exigir o aumento da coleta de sangue em mais de 250 bolsas mensais. Com isso, o Hemocentro do HU-UEL passa a atender 23 hospitais da 17ª. Regional de Saúde do Paraná.
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Só em Londrina são atendidos o próprio HU, Instituto do Câncer de Londrina, Hospital da Zona Norte, Hospital da Zona Sul, Maternidade Municipal e, agora, o Hospital Evangélico.
REDE HEMEPAR
No Paraná, segundo o coordenador do Hemocentro do HU da UEL, Fausto Trigo, além de Londrina mais três Hemocentros integram a Rede Hemepar, os de Guarapuava (Centro), Cascavel (Oeste) e Maringá (Noroeste), além do Hemocentro coordenador de Curitiba.
A Rede Hemepar é subordinada à Sesa (secretaria de Estado da Saúde).
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: