Nesta quinta-feira (10) comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Se você tiver interesse em avaliar a sua saúde auditiva alunas do 2º ano do curso de Fonoaudiologia da Unopar farão triagem auditiva na população até às 18 horas Zerão, atrás dos aparelhos de ginástica. Além avaliação auditiva, quem passar pelo local hoje vai receber orientações sobre a importância da realização do teste da orelhinha em recém-nascidos e sobre a surdez e seus meios de prevenção.
De acordo com o último censo (2000) realizado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,5 milhões de pessoas são portadoras de algum tipo de deficiência, o que corresponde a 14,5% da população brasileira. Dessas, 5,7 milhões possuem deficiência auditiva.
A desinformação é um dos fatores que contribuem para o aumento dos problemas auditivos. O brasileiro ainda não se acostumou com uma cultura de prevenção, e muitas vezes expõe a audição a riscos desnecessários.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Surdez Infantil
Estimativas indicam que no Brasil existem cerca de 300 mil crianças com deficiência auditiva. O problema na infância pode ser diagnosticado assim que a criança nasce, através do teste da orelhinha. Um exame simples, realizado por um computador.
O aparelho emite um som no ouvido do recém-nascido e um moderno software colhe o ruído que a cóclea (orelha interna) faz quando o som passa por ela. Caso não haja o ruído, a criança deverá ser reavaliada, pois provavelmente apresenta problemas auditivos.