Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Leitos de UTI

Hospitais de Londrina enfrentam superlotação

Marcos Roman/ Grupo Folha
26 jul 2020 às 19:35

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro / Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dois dos maiores hospitais de Londrina estão atendendo acima de sua capacidade normal neste final de semana. Na tarde deste domingo (26), a taxa de ocupação dos leitos de UTI atingiu 98% no Hospital Universitário (HU) e 105%, na Santa Casa. As enfermarias de pronto-socorro também apresentaram sobrecarga. O aumento da demanda é atribuído à suspensão de atendimento no pronto-socorro do Hospital Evangélico que está fechado desde a última quarta-feira (22) após o registro da morte de um paciente com Covid-19.

"O HU está lotado, pois o número de pacientes encaminhados para o hospital triplicou nas últimas 48 horas”, afirma a superintendente do hospital, Vivian Feijó. Segundo ela, neste final semana foram atendidos 156 pacientes, enquanto a média diária é de 60. "Chegamos a atingir um índice de 98% de ocupação dos leitos de UTI e 115% das enfermarias do pronto socorro. Pela primeira vez desde o início da pandemia houve sobrecarga da estrutura física, com pacientes recebendo atendimento nos corredores”, detalha.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ela alerta que além da sobrecarga de trabalho, a superlotação coloca em risco a segurança dos pacientes e da equipe de atendimento do hospital. "O HU atende a rede de urgência e emergência e também o fluxo das doenças respiratórias como referência ao atendimento da pandemia. Estamos sobrecarregados e não podemos correr o risco de sofrer um surto de Covid-19, para evitar isso precisamos proteger os pacientes não contaminados e também os nossos colaboradores”, enfatiza.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Sesc Cadeião

Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta

Imagem de destaque
Vereadora eleita

Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA

Imagem de destaque
Deslocamentos curtos

Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina

Imagem de destaque
Nova frente fria

Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região


A superintendente salienta que para conter o aumento da demanda de pacientes é necessária uma intervenção imediata das autoridades para que seja retomada a prestação de serviço entre os três hospitais e a rede de urgência e emergência. "Lembrando que atendemos 96 municípios e parar o HU seria um transtorno difícil de ser administrado”, ressalta.


A reportagem da FOLHA tentou contato com Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, mas não obteve retorno.

CONTINUE LENDO NO SITE DA FOLHA: AQUI


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo