A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina liberou, na última segunda-feira, os Hospitais da Zona Sul (HZS) e Zona Norte (HZN) para voltarem a realizar, normalmente, as cirurgias eletivas. Segundo secretário de Saúde, Sílvio Fernandes, os dois hospitais apresentaram planos de ampliação de leitos para atendimento no Pronto-Socorro (PS), um dos objetivos da medida que reduziu o número de cirurgias eletivas na cidade.
O HZS pretende criar mais dois leitos para o atendimento no PS e contratar mais um médico plantonista para o período da manhã, nos próximos dias. A médio prazo, existe a proposta para uma pequena reforma que vai aumentar para sete o número de leitos. No HZN foram criados, na última semana, mais seis leitos para o atendimento do PS.
O número de cirurgias eletivas intervenções que não caracterizam emergência e são marcadas com antecedência, sem riscos para o paciente havia sido reduzidos pela metade há duas semanas, com objetivo de reduzir a superlotação de leitos nos PSs e melhorar a qualidade do atendimento hospitalar. ''Com aumento de leitos, as cirurgias podem voltar'', afirmou Fernandes.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
O secretário também informou que a verba para a reforma e para a capacitação dos profissionais virá do Fundo Municipal de Saúde. Em relação ao salário do novo médico plantonista, ele disse a responsabilidade é do Cismepar, órgão que contrata os funcionários para o HZS e HZN e ajuda na compra de medicamentos e materiais.