O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) entregou na tarde de quinta à Prefeitura de Londrina a licença de instalação do Lago Norte, dando continuidade, assim, à segunda etapa do complexo de lagos, iniciada em fevereiro deste ano com a construção do Parque Cabrinha, no conjunto habitacional Violin.
A entrega do documento ocorreu em solenidade no gabinete do prefeito Nedson Micheleti, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, do chefe regional do IAP, Ney Paulo e demais autoridades.
O próximo passo para a efetivação da obra, orçada em R$ 2.046.478,40, é a liberação da licença de operação, que será dará posteriormente. A empresa responsável pela construção do lago deve ser conhecida no dia 9 de julho, quando deve terminar o processo licitatório, que está em andamento.
Leia mais:
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
A efetivação das obras de construção do Lago Norte ocorre após o término de três fases, processos que têm como documentos finais a licença prévia, a licença de instalação e a licença de operação. As duas primeiras já estão concluídas. A licença de operação será liberada pelo IAP após o término das discussões sobre os possíveis focos de poluição existentes na área em que o lago será instalado.
A implantação do Lago Norte, que ficará localizado entre a avenida Curitiba e a rua professora Célia Gonçalves Dias, prevê a construção de espelho d’água com 35.000 m², construção em que são necessárias várias obras anteriores, como a instalação de tubulações (adução) e construção de comporta, bacia de dissipação, selo de proteção e muros. Após essas etapas também será realizada a transposição do ribeirão Lindóia.