Uma cerimônia indígena na manhã desta quinta-feira (18) marcou de forma simbólica a abertura de espaço para acolher as famílias indígenas nos períodos em que estiverem na cidade para comercializar artesanato. O projeto social será implantado em terreno cedido pela Prefeitura, localizado atrás do Iapar. Neste primeiro momento será aproveitada a estrutura existente no local, que conta com energia elétrica, água encanada e comporta 20 famílias. Cada uma pode permanecer no local por 20 dias.
Presente à cerimônia, o prefeito em exercício, Guto Bellusci, cumprimentou a comunidade indígena pela união e recebeu um documentou com reivindicações para que sejam providenciadas melhorias no espaço. Guto lembrou que a responsabilidade por cuidar do local é compartilhada entre o poder público e os indígenas.
2ª etapa
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
A antropóloga da Secretaria de Assistência Social, Marlene Oliveira, contou que o Ippul elaborou projeto arquitetônico seguindo modelo indígena para ser executado no local. São oito blocos com duas casas cada, mais espaço para divulgação da cultura indígena e venda de artesanato. "O município solicitou recursos à Funai de Brasília para viabilizar o projeto. Os técnicos da capital federal estiveram em Londrina e aguardamos um posicionamento do órgão federal", disse.