No último fim de semana, um "mutirão de artistas" trouxe beleza e magia às vias do centro da cidade. Sete faixas de pedestres tornaram-se tela para uma edição especial da campanha "Arte na faixa" da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-LD), em comemoração à Semana Nacional do Trânsito.
Escolhidas propositalmente, pelo desrespeito em fazer a travessia no lugar correto, as faixas das ruas Souza Naves, Santa Catarina, alameda Manoel Ribas (2 locais) e avenida Celso Garcia Cid (2 locais) ganharam "vida" com personagens encantados, de uma menina que, ao dormir, sonha com os visitantes ilustres na cidade, contagiada por cores, tornando-se mais alegre e vibrante.
"Para realizar esse sonho, dependemos de segurança. A representação dos desenhos conta um pouco dessa história, bem no centro da cidade, despertando as pessoas para que tenham mais prazer e mais atenção com aquilo que é diferente ao seu redor", conta Danillo Villa, chefe da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Leia mais:
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Ao todo, 15 artistas participaram da ação, dentre alunos da UEL, professores, servidores e voluntários da CMTU. O trabalho, que ilustra uma garota, um cachorro, um gato, uma baleia, uma lagarta, uma folha, uma sereia e uma fada, foi intitulado como "Sonho de menina" e está atraindo os olhares dos pedestres.
"Esse era o nosso principal objetivo: que as pessoas, curiosas pelo desenho da faixa, se direcionassem até ela para ver a arte e, então, atravessassem no lugar correto. Ficamos observando por um tempo e a experiência deu certo!", incentiva Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de educação no trânsito da CMTU.
Para Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da Companhia, além do caráter educativo da campanha, está o resgate do orgulho do londrinense e a união entre o poder público e a sociedade, já que a comunidade tem participado, ativamente, em prol da cidade.
"Temos desenvolvido projetos que envolvem as pessoas; àquelas que desejam contribuir com o seu talento e disposição de alguma forma para promover Londrina. Este estímulo tem sido de fundamental importância e avaliamos positivamente os retornos das ações, assim como foi a parceria com os universitários de engenharia e de arquitetura e urbanismo, nas propostas de mobilidade urbana apresentadas na sexta-feira, ou com os idosos nas faixas de pedestres, também com as crianças das escolas municipais, dentre outros públicos", explica.
Esta é a 6ª edição da campanha ‘Arte na faixa’, a qual integra o programa "Londrina escolhe a vida", lançado em setembro de 2014 com a proposta de conscientizar motoristas e pedestres por um trânsito mais humanizado, pacífico e seguro. Até o momento foram personalizadas as faixas das ruas Prof. João Cândido com a avenida Paraná, nas avenidas Santos Dumont, nº 1.000, Saul Elkind, nº 5.000, Adhemar Pereira de Barros, próximo a um hospital e Tiradentes, nº 155.