Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Irregulares

IPEM de Londrina vai inutilizar 14 mil produtos

Redação Bonde
19 dez 2007 às 11:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aproximadamente 14 mil produtos irregulares deverão ser inutilizados pela sede regional de Londrina do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM). São artigos comercializados irregularmente na região, e que foram apreendidos pela fiscalização por não estarem em conformidade com as normas da legislação especificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (INMETRO). A data para inutilização ainda não foi fixada, mas provavelmente será em janeiro próximo.

Por não apresentarem a certificação do INMETRO, esses produtos foram apreendidos nos últimos dois anos e estão com os processos finalizados. São 7.363 unidades de dispositivos elétricos (tomadas, interruptores, plugues, soquetes, fusíveis, reatores, extensões etc.); 3.490 unidades de brinquedos; 1.611 unidades de isqueiros descartáveis; 1.270 unidades de preservativos masculinos; e 161 unidades de mamadeiras, totalizando 13.895 produtos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Nosso trabalho é oferecer tranqüilidade de consumo à população paranaense, fiscalizando e recolhendo, para análise, os produtos irregulares, que levam perigo ao cidadão", explicou o presidente do IPEM, Marco Antônio Berberi. Todos os produtos apreendidos passaram por rigorosa análise de laboratório. "Foi comprovado que eles apresentavam risco à população", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abre e fecha

Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina

Imagem de destaque
Para todas as idades

FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina

Imagem de destaque
'Nada Sincronizado'

Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira


O primeiro passo da fiscalização, ao constatar a irregularidade de um produto à venda, é solicitar do comerciante a nota fiscal de compra para rastrear sua origem. Caso este não a possua, sofre a autuação, além da apreensão do produto. Se houver uma nota, o processo é direcionado aos fabricantes. Os fabricantes e revendedores dispõem de todos os recursos jurídicos para a defesa e ainda têm 120 dias até que se esgotem todas as possibilidades de reversão do processo.


A Regional de Londrina do IPEM ainda tem, apreendidos e aguardando o decorrer do processo, em torno de 20 mil unidades de produtos diversos, como brinquedos, isqueiros, pneus de carro, pneus de moto, capacete para motociclista, dispositivos elétricos, preservativos, mamadeiras e extintores de incêndio.

AEN


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo