A proposta do Executivo que institui no Município mecanismos de incentivo à ocupação do solo urbano, como o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) progressivo no tempo, será discutida durante audiência pública na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (13), a partir das 19 horas. O debate é aberto à participação da comunidade, será realizado na sala das sessões e coordenado pelas Comissões de Justiça, Legislação e Redação e de Política Urbana e Meio Ambiente, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.
O projeto de lei nº 90/2016 foi protocolado em setembro do ano passado e prevê ainda a implantação do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios (PEUC) e a Desapropriação com Pagamento em Títulos da Dívida Pública (Desapropriação-Sanção). Os três instrumentos estão previstos no Estatuto da Cidade (lei nº 10.257/2001) e no Plano Diretor Participativo do Município (lei nº 10.637/2008), como forma de incentivar o proprietário de terrenos não edificados, subutilizados ou não utilizados a promover o seu adequado aproveitamento; assegurar a democratização do solo urbano, combatendo a especulação imobiliária; e assegurar o cumprimento da função social da propriedade.
O vereador Filipe Barros (PRB), presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, lembra que a audiência pública é o início de um importante debate para a cidade. "A partir desta proposta serão estabelecidos os critérios para regulamentação destes instrumentos, já previstos no Estatuto da Cidade. Trata-se de uma discussão que tem que ser feita de forma técnica, com o objetivo de melhorar os mecanismos de planejamento urbano", ressalta o parlamentar. Filipe Barros destaca ainda a importância da participação da comunidade: "Representantes de entidades e sociedade civil foram convidados a participar da discussão e apresentar propostas, que poderão tornar-se emendas ao projeto de lei."
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
As sugestões ao projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores deverão ser apresentadas por escrito e protocoladas na Câmara durante a audiência pública e até as 19 horas do dia seguinte, terça-feira (14). O formulário para apresentação das propostas e o texto completo do projeto de lei estão disponíveis no endereço eletrônico www.cml.pr.gov.br.