Neste sábado (20 e domingo (21), o coletivo de artistas participantes da segunda edição do Laboratório de Teatro em Grupo apresentará o experimento cênico "A Cidade de Nós" em espaços públicos e abertos de Londrina.
O experimento é resultado de um mês de encontros intensivos voltados para a pesquisa teatral em grupo, guiados pelos integrantes do Núcleo Ás de Paus: Camila Feoli, Rogério Francisco Costa e Thunay Tartari. A edição de 2024 do Laboratório tem o patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina).
O Laboratório de Teatro em Grupo é um espaço de pesquisa para processos colaborativos no âmbito da criação, produção e direção teatral criado, em 2023, pela companhia de teatro Núcleo Ás de Paus, fundada em 2008 na cidade de Londrina.
Leia mais:
Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025
Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes
Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
O Núcleo tem como um dos pilares de sua pesquisa o modo de trabalho colaborativo, por meio do qual suas criações artísticas são produzidas e também dirigidas. Nos processos colaborativos, cada pessoa colabora a partir da sua realidade, colocando suas referências na construção da criação cênica.
Nesse sentido, o objetivo do Laboratório não é criar “um jeito de fazer teatro de grupo”, mas sim, criar um espaço de compartilhamento e descoberta de modos de fazer colaborativos no âmbito do teatro com pessoas artistas interessadas neste fazer coletivo. O que vai contar muito nesses processos é o que se cria a partir das experimentações realizadas no contexto do grupo.
Nesta segunda edição, o foco do Laboratório era construir um experimento cênico coletivo que pudesse ser compartilhado com o público em espaços abertos de Londrina. Como ponto de partida, cada artista pesquisador foi convocado a escolher um lugar público (de preferência aberto) da cidade, buscando uma imagem poética que a atravessasse.
A pergunta que moveu a pesquisa foi: O que transborda poesia para você neste lugar? Com diferentes fotografias e olhares poéticos sobre a cidade, a criação do experimento cênico A Cidade de Nós se desenvolveu a partir das possibilidades do diálogo coletivo entre os materiais e referências pessoais de cada artista.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: