Material de construção, armários quebrados, vasos sanitários velhos, pneus, aparelhos de TV, enfim, todo tipo de lixo é encontrado às margens da estrada da Pedreira, no Cafezal I, região sul de Londrina. Sem o destino certo, os tantos corpos estranhos ali abandonados pelo homem só poluem. Quando o incômodo supera os ânimos, taca-se fogo. E mais poluição se espalha.
Inconformados, moradores expuseram pelas redes sociais o problema do descarte irregular e esperam providências. "Segundo órgãos da prefeitura em despachos anteriores, são realizados esses serviços de remoção do lixão e manutenção da estrada e pontes regularmente, gostaria de convidar a pessoa responsável e seus assessores juntamente com V. S. prefeito a visitar esse endereço, desta forma poderá comprovar a verdadeira realidade", escreveu um cidadão ao prefeito Marcelo Belinati (PP) em nome dos moradores.
No texto, o reclamante pede a remoção do lixo e que a limpeza do local seja conservada. Entretanto, moradores e vizinhos ao ponto de reclamação afirmam também que há falta de conscientização até de quem mora ao lado. O caseiro Pedro Henrique, 53 anos, reforça: "até os vizinhos jogam lixo. Pneu e tudo o que você está vendo aí. Limpa num dia, chega sujeira no outro. Vem gente de perto e de longe."
Leia mais:
Projeto Brisa promove sarau artístico pelo aniversário de Londrina
Problemas elétricos afetam abastecimento de água em bairros da zona sul de Londrina
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Resposta da CMTU
De acordo com a CMTU (Companhia Municipal de Transporte e Urbanização), está programada para a próxima semana a limpeza de entulhos descartados irregularmente na região da estrada da Pedreira.
"Importante ressaltar que a CMTU faz constantes limpezas no local, porém pessoas continuam jogando lixo, cometendo um crime, que se flagrado, dá detenção de bens como veículos e multas pesadas. Em 2017, a CMTU retirou 48 caminhões de entulhos. Isto representa 288 metros cúbicos de lixo. Foram em duas oportunidades, no mês de agosto foram 38 caminhões e em novembro, 10 caminhões."