''Acho que esta marca vai ficar para a história do esporte no Paraná''. A frase do técnico Ênio Vecchi faz referência a uma série de 61 jogos sem derrota do Londrina/Aguativa no Campeonato Paranaense de Basquete Masculino.
Desde 14 de abril de 1996, quando perdeu para o Ponta Grossa, no Moringão, a equipe vem construindo uma hegemonia no basquete do Estado que parece longe de chegar ao fim.
São oito campeonatos consecutivos e o status de representante paranaense no Campeonato Brasileiro. Levantamento feito pela Folha revela que o time venceu 57 jogos até o final do Estadual do ano passado, e mais quatro nesta temporada.
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Com o título de octacampeão assegurado por antecipação, a equipe estreará amanhã, às 20h, no triangular final do Estadual diante do Maringá, no Ginásio Moringão.
Desde a derrota para o Universo/Ajax, dia 18 de maio, há 134 dias, a cidade não recebe uma partida oficial do Londrina/Aguativa. ''Por isso mesmo, temos que jogar com responsabilidade, sem relaxar pelo fato do time ter conquistado o título. Será uma ótima oportunidade pra nossa equipe sentir o calor do torcedor'', afirmou Vecchi.
Mesmo com a vaga no próximo Nacional garantida, o treinador argumenta que a equipe tem a obrigação de fazer uma boa apresentação e, se possível, proporcionar um grande espetáculo. ''A equipe precisa confirmar este favoritismo dentro de quadra. Os jogos do Paranaense não atraem tanto, por isso mesmo temos que jogar bonito'', afirmou.
O triangular prossegue depois de amanhã, também às 20 horas, no Moringão, com Maringá e Umuarama. No sábado, às 16 horas, o Londrina fecha sua participação diante do Umuarama, no mesmo local.
A diretoria do Londrina Basquete Clube (LBC) decidiu não cobrar ingressos para nenhuma das três partidas. O Londrina deve começar com Hélio, Fernando Mineiro, Robson, Ricardo Probst e Fernando Coloneze. A próxima competição oficial será a Copa Centro-Sul, que deve começar ainda neste mês.