Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira como acessar!

Londrina disponibiliza informações georreferenciadas do cemitério Padre Anchieta

Redação Bonde com N.Com
14 jun 2022 às 11:23
- Arquivo/Siglon
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já está disponível desde segunda-feira (13) o link com as imagens georreferenciadas do cemitério Padre Anchieta, localizado na rua Rútilo, 200, jardim Ideal, em Londrina. Assim, as pessoas que tenham entes queridos sepultados ali podem conferir a localização exata dos jazigos pela internet, por meio do endereço https://acesf.londrina.pr.gov.br/buscador.


Segundo informou a prefeitura de Londrina, por meio da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina), no total, 6.246 túmulos foram mapeados no Padre Anchieta, por meio de um trabalho em parceria entre a Acesf e a gerência de Siglon (Sistemas de Informação Geográfica de Londrina), da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por meio de drones, o Siglon produziu fotografias detalhadas do espaço aéreo do cemitério e de todas as sepulturas em janeiro deste ano. Na sequência, de fevereiro a março, a equipe da Acesf responsável pela unidade visitou cada jazigo in loco, registrando em fotos e levantado informações sobre as sepulturas. Por fim, os dados obtidos pelo Siglon foram cruzados com as informações constantes do sistema eletrônico da Acesf, como o nome das pessoas sepultadas em cada local, a data do enterro, o nome do concessionário responsável pelos cuidados do jazigo, a quadra e o lote da sepultura. Ao entrar no link, os usuários têm acesso a todos esses detalhes e às fotografias feitas pelos servidores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Leste

Suspeita de bomba isola trecho da avenida Celso Garcia Cid em Londrina

Imagem de destaque
Oito meses de gestação

Saúde confirma que grávida de 25 anos morreu em decorrência da dengue em Londrina

Imagem de destaque
Sessões abertas e gratuitas

Cine Cequinha exibe filmes no Centro Cultural Kaingang e em Colégio no Assentamento Eli Vive

Imagem de destaque
Entre 9 e 13 de maio

Cidadão Cinekombiclube abre inscrições para a oficina “Faça seu Curta”


Conforme o gerente de Fiscalização e Manutenção da Acesf, Odair dos Reis, os trabalhos de georreferenciamento iniciaram no ano passado, com o cemitério São Pedro, onde foram geolocalizados 6.229 jazigos. “A meta é realizar essas ações em todos os 13 cemitérios municipais de Londrina. Atualmente, as equipes estão fazendo a coleta de dados e fotos no Cemitério João XXIII, que já foi mapeado pelo Siglon. Em seguida, a iniciativa contemplará o Jardim da Saudade, onde também já foi feito o trabalho com os drones. Então, o trabalho será realizado no Cemitério São Paulo e, depois, nos cemitérios rurais”, comentou.


O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, pontuou que a ferramenta é extremamente importante para o órgão, já que permite a visualização dos jazigos e a constatação da situação atual, possível estado de abandono ou ruínas e quantidade de gavetas existentes, entre outras situações. “Essas informações trazem maior agilidade tanto para a realização de sepultamentos, quanto aos serviços de fiscalização dos cemitérios. O resultado do projeto tem sido muito satisfatório, pois ele tem facilitado a comunicação entre os servidores do cemitério e o Plantão Funeral, o que auxilia os servidores a realizarem o atendimento aos munícipes que têm dúvidas sobre a situação dos jazigos. Além disso, também tem se mostrado útil para os usuários externos pois, além do consultar o número da quadra e sepultura, o usuário consegue localizar no mapa do cemitério o local exato procurado”, ressaltou.


De acordo com gerente do Siglon, Cinthia Mara Camillo, desde outubro, quando foi lançado, o mapa geolocalizado do São Pedro já teve 14.578 visualizações. “Constatamos que o maior número de acessos ocorre nas datas comemorativas em que as pessoas mais vão aos cemitérios, como o Dia das Mães e o Dia de Finados”, apontou.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade