A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria do Idoso, já emitiu 72 carteiras do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A carteira de identificação foi criada em setembro deste ano com o objetivo de garantir às pessoas com mais de 60 anos o direito à gratuidade em viagens interestaduais, assegurado no artigo nº 40, do Estatuto do Idoso.
O direito é assegurado para idosos que não possuam renda ou que recebam até dois salários mínimos e a carteira garante o direito aos que não conseguem comprovar renda, substituindo o comprovante de quem recebe aposentadoria, no ato da aquisição da passagem junto às empresas.
Em Londrina, a Secretaria do Idoso é responsável por realizar o cadastro no MDS que irá emitir a carteira. A secretaria funciona no piso térreo da prefeitura.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Segundo a lei, as empresas de transporte interestadual devem dispor duas vagas gratuitas para idosos, por ônibus. Caso as vagas já estejam ocupadas, a empresa deve assegurar ao idoso o desconto de 50% do valor da passagem.