Com uma programação repleta de novidades, a 5ª edição do Londrina Matsuri, festival de artes, costumes e gastronomia nipônica, promete divertir quem passar pela praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto, neste fim de semana. O evento, organizado pelo Grupo Sansey Cultural e Beneficente, ocorre de quinta (6) a domingo (9) e, além de celebrar os 99 anos da imigração japonesa ao Brasil, também marca os 30 anos de co-irmandade entre Londrina e Nishinomiya; os 19 anos do grupo Sansey, e o aniversário de 23 anos da Mity Escola de Karaokê.
A cerimônia de abertura do Londrina Matsuri está marcada para as 19h, com a apresentação especial de um grupo de 20 intercambistas japoneses, provenientes da Universidade Meio, de Okinawa, que farão a dança "Eissá", típica da província. Outra grande atração da noite é a apresentação especial de "Yosakoi Soran", do grupo Sansey, coreografia que conquistou o tricampeonato brasileiro na modalidade, e é baseada nas quatro estações do ano no Japão, com referência aos significados e sentimentos despertados em cada uma delas.
A programação de abertura do evento segue até 22h, e conta ainda com apresentações de bon odori tradicional (dança que celebra os mortos); e matsuri dance (versão moderna do bon odori, que mistura a dança e ritmos atuais). De sexta a domingo, a programação será realizada das 10h às 22h. Estão previstas apresentações de diversos grupos de taikô (tambor japonês) e shamisen (instrumento musical tradicional); workshops de dança e apresentações musicais diversas.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
Além disso, o evento também terá atividades físicas de radio taisô (ginástica de origem japonesa); alongamento e tai chi chuan, de sexta a domingo, sempre às 10h. O público também terá, à disposição, 50 estandes comerciais e 19 gastronômicos, além da exposição de flores, com destaque para as orquídeas. Outras novidades incluem a mudança de local da pista de dança, que ficará no centro da praça; e a cobertura de toda a praça de alimentação e da área comercial, o que irá garantir o conforto do público mesmo em caso de chuva.
De acordo com o coordenador geral do evento, Luiz Shiroma, as novidades não param por aí. A maior surpresa desta edição da festa será a realização do "nagashi somen", em tradução literal, macarrão na correnteza. Trata-se de uma prática tradicional nos festivais japoneses, que consiste em que pequenos montes de macarrão japonês desçam em uma espécie de esteira de madeira ou bambu, com água corrente limpa, para que cada pessoa "pesque" a massa com seu hashi (talher característico) enquanto os fios descem. O macarrão é, então, saboreado com shoyu.
O público poderá participar do "nagashi somen" de sexta a domingo, sempre às 11h. A degustação do macarrão será gratuita e, segundo Luiz Shiroma, deve ser uma das atividades mais concorridas da festa. "Como nossa principal proposta é difundir a cultura japonesa, decidimos fazer o ‘nagashi somen’, uma atividade muito tradicional no Japão e que, segundo a pesquisa que fizemos, nunca foi realizada em Londrina. Queremos transportar o aspecto espiritual da prática para a área cultural, com o objetivo de difundir para a população", declarou.
Outra atração forte do festival será o concurso de cosplay, nome dado às pessoas que vestem roupas de personagens de mangás ou animes (quadrinhos ou desenhos japoneses). O concurso está marcado para as 15h do sábado, e irá contar com concorrentes de várias cidades do país. Conforme Shiroma, a expectativa é que, ao todo, cerca de 100 mil pessoas circulem pela praça Nishinomiya nos quatro dias do festival.
A 5ª edição do Londrina Matsuri terá uma equipe de seguranças particulares, e apoio das polícias Militar e Civil, além de profissionais da Unimed para atender qualquer emergência. A programação total da festa está disponível no site www.gruposansey.org.br/matsuri. (Com informações do NCPML)