Em 2009, 52 pessoas perderam a vida em acidentes na zona urbana de Londrina, número 20% menor do que o registrado no ano anterior. No entanto, segundo o comandante da Companhia de Trânsito do 5º Batalhão da Polícia Militar, este também é o menor número registrado desde 2000.
"Eu acredito que esta diminuição é o resultado direto das campanhas, das operações e das ações de policiamento e também do apoio que a comunidade – através do Ministério Público e da CMTU – tem dado a essas ações", avaliou o tenente Ricardo Eguedes, citando a campanha "Pé na Faixa", que "ensina" os motoristas a darem preferência as pedestres em cruzamentos onde não há semáforos.
Em 2009, segundo Eguedes, foram registrados 5.608 acidentes contra 6.190 no ano anterior, o que demostra redução de 9,4%. Em relação aos feridos, a redução foi de 16,4%: em 2008 3.213 ficaram feridos contra 2.686 em 2009.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Causas
O que chama a atenção nos acidentes da área urbana de Londrina é a causa deles. De acordo com o comandante, 27,5% ocorreram em razão de avanço da preferencial; 24,8% foram atribuídos ao fato dos motoristas na manterem a distância recomendada; e 19,7 ocorreram por falta de atenção. "Veja bem: 72% dos acidentes em Londrina poderiam ser facilmente evitados apenas com a mudança de comportamento dos condutores", disse Eguedes.
Ele ressaltou, no entanto, já ter percebido mudanças na forma de dirigir. "Tenho visto motoristas respeitando muito mais pedestres e ciclistas, dando a preferência a eles